O pensar requer tempo e disponibilidade. O agir apenas a vontade e determinação. Eis a razão de serem situações opostas. Mas tem gente que pensa e age ao mesmo tempo? O resultado nem sempre é dos melhores. Já ouviu falar que no mundo político os vencedores jamais são precipitados? Ansiedade, nervosismo e vontade de decidir por decidir não vale a pena. Muitas eleições já foram perdidas apenas por alguns deslizes. No Vaticano existe uma máxima: deixe o tempo falar por si; não deem declarações. O tempo dissipa os dissabores e o joio supera sempre o trigo.
Vivemos em um Mundo de acomodações fáceis e muitas vezes explicitadas pelo imediatismo do dinheiro. Somos pó e ao pó retornaremos. A vida com sentido é sem pressa. Percebem aqueles motoristas que seguem normalmente em suas vias sem ultrapassarem os 80 km? Geralmente não é preguiça ou medo; simplesmente acreditam que estão no caminho certo e dentro das regras de trânsito. Vida que segue. Por que geralmente o Clero Religioso faz bem mais retiros do que os Seculares? Estão sempre atentos aos sinais de Deus. O pensar e o agir podem andar juntos, mas em compassos diferenciados. Eis a realidade!
Mas não tem gente que se santifica no trabalho e na correria? Tem. No mundo tem de tudo. Estás insinuando que os religiosos não trabalham muito? Já visitou algum Mosteiro ou comunidade religiosa? O que não falta são tarefas diárias. A questão é: colocam Jesus Cristo. Deus; em primeiro lugar. Eis a razão da reflexão. Já ouviu o ditado: tem gente que corre tanto e não chega a lugar nenhum? E o outro: eita que fulano é sortudo; o mundo abre portas pra ele sem ao menos ir atrás? Sabe o cerne da questão? Talvez o outro estava buscando mais a Deus e rezando incessantemente e o primeiro somente correndo com suas próprias forças. Sabe o que é certo? Certo mesmo é que Deus está no controle de tudo e tudo passa por ele. Pare. Pense. Reflita. Reserve um tempo pra Deus. Tempo é investimento e não despesa ou acomodação!
O PENSAR E O AGIR – SITUAÇÕES OPOSTAS? Depende muito do parâmetro. Toda regra existe uma exceção não é esse o dilema no Mundo quando não se quer atribuir algo a um ser superior? Certo mesmo é a velocidade inestimável do tempo que outrora Santo Agostinho já disse que é apenas uma criação humana de noção de realidade pois o que foi passado tornou-se presente e o que outrora era presente tornar-se-á futuro. Em sua definição apenas o presente poder-se-ia ter a mínima noção de parâmetro de realidades. Mas e o avanço da tecnologia? Aspectos relevantes, mas que também enfatizam produções paliativas. Quando maior a complexidade maior a resolutividade de pretensas soluções. Filosofou bastante hoje? Todos deveriam tirar um dia pro pensar e o executar do agir. Jesus Cristo é o caminho, verdade e a vida!