É assim que você percebe um período tão rico em significado e relevância? A fé é muito importante na vida de bilhões de pessoas em todo o mundo. Qual a razão de tanto falatório em relação à fé das pessoas? O segredo da vida é saber conviver com as diferenças. Dai a césar o que é de césar e a Deus o que é de Deus. Religiosidade e fé estão em muitas pessoas atreladas a comportamento sacerdotal e pastoral. Eis as razões de tantas críticas. Mas você já pensou o que seria deste mundo se não fossem as religiões. Muitos acreditam que é o contrário. É um verdadeiro empecilho pro avanço do conhecimento e evolução. O período quaresmal pra quem o vive é rico em reflexões e percepções. Quando vivido adequadamente é sustentáculo na caminhada do bom cristão. Erra feio quem pensa que é uma mera hipocrisia. A vida não é somente festas e prazeres!
Afinal o que você entende e compreende por quaresma? Saiba que a quaresma é um período de 40 dias de penitência e preparação para a Páscoa, e que é a maior celebração da Igreja Católica. A Quaresma surgiu nos primeiros séculos do Cristianismo, quando foi estabelecida a data da Páscoa. A contagem dos 40 dias faz referência ao tempo que Jesus Cristo passou no deserto. Quando começa e quando termina? A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na Quinta-feira Santa. Em 2025, a Quaresma vai até o dia 17 de abril. E quais as práticas comuns neste período? Jejum de alimentos, como carne em alguns dias. Jejum de atividades ou entretenimento, como reduzir o tempo gasto em redes sociais ou televisão. Penitência através de obras de caridade. Oração e reflexão diárias. Abstinência de carne, principalmente nas sextas-feiras de quaresma. Peregrinações a locais sagrados. Participação em procissões, vias sacras, círculos bíblicos. E o símbolo da quaresma? A cor roxa simboliza a quaresma. Eis a nobre liturgia!
Mas quase ninguém liga mais pra isso? E qual a razão das Igrejas ficarem completamente cheias neste período? O cético tem respostas pra tudo e lógico que responderá: é uma tradição que leva a todos adentrarem a este período; simplesmente isso. E além disso diz: somente em países pobres materialmente ainda existe este período. Caramba! Seria prudente levar em conta que a simbologia dos bons cristãos é sempre andar na contramão de fatos e acontecimentos. O bom cristão sempre estará remando contra a maré. A Igreja de Cristo Jesus, Deus; continua firme em não se deixar levar por modismo. A liturgia continuará sendo celebrada e cada vez mais de forma muito enfática.
Mera hipocrisia quaresmal? O que é mesmo hipocrisia? Significa fingimento, falsidade; fingir sentimentos, crenças, virtudes, que na realidade não possui. Hipocrisia deriva do latim e do grego e significava a representação no teatro, dos atores que usavam máscaras, de acordo com o papel que representavam em uma peça. O hipócrita é alguém que oculta a realidade através de uma máscara de aparência. Mas tarde é que passou a designar as pessoas que representam, e que fingem comportamentos. A hipocrisia também é usada num duplo sentido, quando alguém acredita que cabe um grupo de normas morais a um grupo, e para outro, caberiam outras normas morais. Um hipócrita muitas vezes finge possuir boas qualidades para ocultar os seus defeitos, e por isso é também conhecido como uma pessoa dissimulada. Não reflita o que é nos outros. Deixe os cristãos com suas crenças! O Cristianismo melhora o mundo! Quaresma não é mera hipocrisia. A quaresma é um período fértil e útil a todo aquele que é pó e ao pó retornará!