É o que fazem as duas revistas do final de semana? Quando se contesta muito o externo é sinal de que o interno não está bem? Mais uma reflexão jesuítica acerca da observação correta do mundo? Certo mesmo é que o Brasil deveria muito mais olhar pro seu povo ao invés de questionar políticas adotadas pela maior potência bélica e econômica do Mundo. A “decadente e de acordo com que os governos pedem” ainda intitulada de Revista Veja traz em sua capa: A marcha da insensatez – Movimentos erráticos da guerra comercial de Trump desencadeiam reações fortes, com destaque para a China, geram prejuízos inclusive nos Estados Unidos e põem em debate os riscos de uma recessão global. Não é à toa que na década de 90 chegou a ter 1.000.000 (Um Milhão de tiragem) e agora não chega aos 50.000 (cinquenta mil mensais)? Quem ainda aguenta a leitura?
Vamos ao mundo real? A revista do mercado econômico e financeiro, a CRUSOÉ traz em sua capa: Ele sabe o que faz? Trump provoca caos global com guerra tarifária. É o que dar não possuir uma “carteira relevante de assinantes”? Quem dita as manchetes é o mercado financeiro local? É o chamado “morde e assopra”? As manchetes “andam de acordo” com o que os mantêm de pé? Cada um tire suas conclusões. Vamos à realidade palpável e sem “distorções”? A INFLUENTE E CONCEITUADA REVISTA OESTE traz em sua capa: O PT E A PRAGA – Sílvio Navarro diz que em dois anos do retorno de Lula ao poder, casos de corrupção voltam a dominar as manchetes. De Itaipu à COP30, contratos suspeitos e apadrinhamentos políticos tomam conta do governo, desta vez sem a fiscalização do MP, do TCU nem da PF diz em matéria de capa o Jornalista da OESTE.
E diz mais: O PT instalou no país um modelo de governança corrupta, algo que merece um nome claro de cleptocracia. A frase dita por Gilmar Mendes em setembro de 2015 segue mais atual do que nunca. Depois de dois anos de governo Lula, contratos suspeitos e favorecimentos políticos voltaram a dominar o noticiário diz a revista OESTE sem rodeios e sua leitura semanalmente atinge a base sólida de mais de cem mil assinantes. Qual a razão do crescimento da Influente e Conceituada Revista Oeste? Preferiu surfar na onda conservadora e fazer o seu departamento comercial se virar nos trinta do que andar de pires nas mãos por Ministérios, Estatais ou qualquer tipo de governo. Rejuvenesceu o Jornalismo Investigativo. A base de difusão diária das suas ideias, o programa transmitido por várias emissoras de Rádios e TVs e principalmente pelo youtube chega a ao vivo a dispor de 120 mil (cento e vinte mil telas) telespectadores.
E a contestação externa? Já não bastam os problemas internos? A inflação crescente e o aumento sucessivo de preços. O custo de vidas nas alturas e o aumento de gastos públicos exorbitantes. Em que mundo estas pessoas vivem? Entra e sai semanas santas e nada de algo acontecer pra melhor? Igrejas, palácios e elites se esbaldam a cada dia com as benesses do poder e tudo continua como se nada estivesse acontecendo? Tem gente que não consegue mais “andar de avião de carreira”? O sangramento católico não cessa e o número de conversões evangélicas aumenta a cada dia e com a grandeza do público jovem e cheio de gás. Quem ainda toca a Igreja de Cristo, que segue sangrando a cada dia; é a turma da tradição e da não mudança de religião mesmo que não compactue com os seus líderes que defendem cada vez mais governos intolerantes e totalitários? Certo mesmo é a mudança silenciosa que opera nos corações aflitos e desesperados? Eita!