Ações de improbidade
De uns dias para cá, Florentino Neto está se dividindo entre fazer postagens mostrando sua atuação parlamentar e a função de se defender das ações de improbidade movidas pelo Ministério Público (federal e estadual) e nos inquéritos da polícia que apuram sua temerária passagem pela secretaria de Saúde do Estado.
E o companheiro dele nessa “jornada” é ninguém menos que o todo enrolado (em inquéritos) e também deputado federal Jadyel Alencar.
Parceiros nas compras
Florentino e Jadyel aparecem nessa ação de improbidade por terem sido parceiros em práticas de possível desvio de recursos públicos nas compras de medicamentos e testes de COVID da empresa de Jadyel (Dimensão, atualmente fechada) para a secretaria de Saúde, quando o primeiro era secretário.
Produtos diversos
A denúncia contra os dois é tão séria que o promotor de Justiça Rafael Maia Nogueira da 42a promotoria, suspeita que além do sobrepreço verificado na compra de teste de Covid e medicamentos, Florentino teria recebido produtos diversos dos que realmente foram comprados, através de contrato.
Perda dos mandatos
O promotor pede a imediata cassação dos mandatos de Florentino e de Jadyel, o ressarcimento de mais de R$ 19
milhões (valores atualizados) e, por conseguinte, a suspensão dos direitos políticos dos dois por mais de 12 anos.
Tem mais…
Além deles dois, foram denunciados também cinco ex-assessores de Florentino Neto na Secretaria de Saúde.
Que a coluna divulgará em breve seus nomes.
Fufucão
Antes mesmo de tomar posse no Ministério dos Esportes, o deputado Fufuca já viu chover promessa de dinheiro nos gramados de campos de futebol em suas bases aliadas.
Eh assim que o substituto da atleta Ana Moser vai conduzir o futebol.
Peritoró, o primeiro
Peritoró, um dos currais eleitorais de Fufuca já tem a promessa de “ajeitar” o estádio de lá com uma grana de R$ 4 milhões.
Silvio, o pescador
Silvio Mendes vai no fim de semana com amigos participar de uma pescaria no rio Matupiri, que é um afluente do rio Negro, no Amazonas.
Sílvio diz que vai pescar tão longe porque o rio Parnaíba infelizmente não oferece mais as condições para isso.
Omissão pública
Quando prefeito duas vezes, Silvio não moveu uma canoa para melhorar a parte dos dois rios (o Poti também) que passam por Teresina.
Nem para aproveitar suas margens para o povo plantar hortaliças.
Rafael e os aliados
Rafael Fonteles tem dito que será leal em 2024 a todos os prefeitos que votaram nele em 2022.
Isso é verdade. Os que não votaram, já sabem, não terão qualquer atenção do governador.
Rafael e os adversários
Rafael já demonstrou isso em duas ocasiões: a primeira, quando Rejane, antes de ser conselheira do TCE, pediu que ele recebesse três prefeitos e outros políticos que a acompanhavam.
Ele se sentiu constrangido e avisou pra ela que os encontraria em 2024.
Esses, portanto, não votaram nele.
Marque na agenda de 2024
Na segunda vez foi em São Miguel do Tapuio. Outro prefeito tentou pedir uma audiência e, despachado, o governador falou: “veja aí qualquer dia em 2024”.
Era outro que também nele não votou.
Enzo, o traíra?
Alguns aliados sinceros do prefeito Dr Pessoa admitem que o presidente da Câmara de Vereadores de Teresina Enzo Samuel esteja por trás da campanha pelo impeachment do prefeito.
Enzo é da base parlamentar do prefeito.
Pacto sigiloso
Entre esses “sinceros” de Dr Pessoa se diz até que estaria rolando um acordo de Enzo com o vice Robert Rios pelo qual Rios renunciaria em caso do impeachment de Pessoa para que, em nova eleição, feita pela Câmara, o próprio Samuel seja o candidato.
Acordo de Oeiras
Essas maracutaias lembram o famoso acordo de Oeiras.
Onde um lado toma no …olho.
A cobra sumiu, a polícia também
Um leitor nos conta uma história de arrepiar: uma cobra apareceu no quarto da filha dele.
Ligaram para o Batalhão de Policiamento Ambiental e informaram o fato.
Quem atendeu ao chamado indagou sobre se eles ainda estavam visualizando a cobra. A pessoa respondeu que não.
E o atendente: “Se vocês não estão vendo a cobra, nós também não iremos aí ver”.
Atentai, Ciro!
Ciro Nogueira disse ontem que quem tem poder de mando no Progressistas é seu presidente, ele, próprio. E, como tal, vai conduzir o partido do lado oposicionista a Lula.
Do jeito que deputados e senadores se matam por emendas e outros favore$ governamentais, Ciro que se cuide para não ser apeado do cargo.