A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou, nesta quarta-feira (1), um pedido de instauração de processo disciplinar contra o jogador de vôlei Wallace Leandro devido a enquete publicada pelo atleta em suas redes sociais com a pergunta: "Daria um tiro na cara do Lula com esse (calibre) 12?".
A representação é endereçada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e à Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).
De acordo com a AGU, o atleta violou o artigo 243-D do Código Brasileiro de Justiça Desportiva ao incitar publicamente o ódio e a violência, e os artigos 8º e 34 do Código de Conduta Ética do COB, respectivamente por uso indevido de expressões discriminatórias e incitação à práticas de ato de violência por meio de redes sociais.
Além da instauração de processo disciplinar, a AGU solicita a aplicação das penalidades máximas de ambos os códigos citados, como a multa no valor de R$ 100 mil e banimento do esporte olímpico.
A AGU considerou que a atitude de Wallace não está resguardada pelo direito à liberdade de expressão, "pois a ninguém é autorizado cometer crime invocando essa liberdade fundamental”.
Entenda o caso
O jogador de vôlei Wallace Leandro, do Sada Cruzeiro publicou uma enquete em seu instagram perguntando: "Daria um tiro na cara do Lula com esse (calibre) 12?"
Enquanto o Palácio do Planalto acionava a Advocacia Geral da União (AGU) para acionar o jogador de vôlei Wallace, por postar a enquete de ameaça contra Lula, o seu time, o Sada Cruzeiro, divulgou nota lamentando o comportamento do atleta.
Matérias relacionadas
Jogador de vôlei faz enquete sobre tiro em Lula e Planalto aciona AGU
Jogador Wallace faz vídeo pedindo desculpas por postagem sobre Lula