Brasileiro Baloteli conquista ouro e estabelece novo recorde na Grécia

O pernambucano bateu o próprio recorde ao cumular 8.007 pontos

O atleta pernambucano José Fernando Ferreira Santana, conhecido como Baloteli, brilhou nesta quinta-feira ao conquistar o ouro no Portarathlon - 5º Torneio Internacional de Provas Combinadas de Naxos, na Grécia. Representando o Clube Pinheiros, de São Paulo, Baloteli estabeleceu um novo recorde pessoal ao acumular impressionantes 8.007 pontos ao longo dos dois dias de competição.

Foto: Wagner Carmo/CBAt
Baloteli, como é conhecido, somou 8.007 pontos no decatlo

No pódio, Baloteli foi acompanhado pelo polonês Rafal Horbowicz e pelo britânico Harry Kendall, que conquistaram a segunda e terceira colocações, respectivamente, com pontuações de 7.800 e 7.702. O torneio integra o circuito bronze da World Athletics e reúne os principais atletas das provas combinadas.

A jornada vitoriosa de Baloteli foi marcada por excelentes desempenhos em cada uma das disciplinas. O atleta registrou o tempo de 10,93 segundos nos 100 metros rasos, saltou 7,24 metros no salto em distância, arremessou o peso a uma marca de 13,45 metros, alcançou 1,97 metros no salto em altura, completou os 400 metros em 49,15 segundos, superou os 110 metros com barreiras em 13,98 segundos, lançou o disco a 44,36 metros, ultrapassou 4,50 metros no salto com vara, lançou o dardo a uma distância de 66,88 metros e finalizou os 1.500 metros com o tempo de 4:52.73 minutos.

Baloteli, que atualmente ostenta o título de campeão do Troféu Brasil Loterias Caixa, realizado no Rio de Janeiro, também conquistou a Copa Brasil Loterias Caixa de Provas Combinadas deste ano, realizada em Bragança Paulista, São Paulo. Para competir no Portarathlon, o atleta contou com o apoio do programa Conexão Santiago, do Comitê Olímpico do Brasil (COB), que tem como objetivo preparar os atletas brasileiros para os Jogos Pan-Americanos do Chile.

Leia também