O primeiro dia da Picos Pro Race Origens foi marcado por uma emocionante disputa na categoria elite, com diferenças de milésimos de segundo entre os primeiros colocados. O ciclista baiano Kennedy Lago foi o grande campeão, cruzando a linha de chegada com o tempo de 2:11:15:273 após um sprint final impressionante. Ele teve que se esforçar ao máximo para ultrapassar o mineiro Nicolas Machado, atual campeão do evento, e Danrley Cavalcante, outro competidor que já subiu ao pódio na Picos Pro Race.
Na categoria feminina, a ciclista mineira Ana Laura Moraes conquistou a vitória com um bom desempenho, cruzando a linha de chegada em 2:41:33, um minuto à frente de Daniele Rios Santana. Foi uma estreia de sucesso para Ana Laura na Picos Pro Race. A terceira colocação ficou com outra mineira, Letícia Cândido, que no ano passado também subiu ao lugar mais alto do pódio nesta competição.
Apesar de sua pouca idade, Ana Laura já acumula grandes vitórias no ciclismo. "Estou acostumada com as provas de mountain bike. Foi uma prova desafiadora, mas dentro do esperado, e foi muito divertido participar. O clima também ajudou bastante, mesmo que tenham dito que aqui faz muito sol, o tempo estava nublado e isso facilitou", declarou a ciclista, que representa a equipe Houston Bike, presente em peso na competição.
Os atletas que participaram do Percurso Ultra, com dois dias de prova, enfrentaram um percurso desafiador de 60 km, composto por trilhas com subidas, estradões e trechos técnicos com single track. "Foi muito bom vencer essa primeira etapa. Foi uma prova difícil e muito disputada do início ao fim, e consegui vencer no sprint final. No início da corrida, senti um pouco, mas aos poucos fui me encontrando. Mas amanhã é outro dia, com novos desafios, e agora é descansar para dar o meu melhor no segundo dia", destacou Kennedy Lago, que retorna à Picos Pro Race oito anos após sua primeira participação.
A Picos Pro Race continuará até amanhã, quando os atletas dos percursos Ultra e Classic irão competir. Além das provas de ciclismo, o evento também conta com uma feira geek, karaokê, desfile de cosplay e shows musicais. A competição tem o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo. O evento será encerrado com o Festival Picos 40 Graus, que trará grandes nomes da música, como Os Detonautas e Marcelo Falcão, ex-vocalista do O Rappa, ao palco da Picos Pro Race.