Governo anuncia ponto facultativo em dias de jogos da seleção feminina na copa

A estreia da seleção brasileira feminina ocorrerá no próximo dia 24, contra o Panamá

O Ministério da Gestão e Inovação divulgou que publicará uma portaria permitindo a adoção de ponto facultativo para os servidores públicos federais nos dias de jogos da Seleção Brasileira Feminina de futebol durante a Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia. O torneio está programado para acontecer entre os dias 20 de julho e 20 de agosto, e a estreia da seleção brasileira feminina ocorrerá no próximo dia 24, contra o Panamá.

Foto: GE
Seleção feminina de futebol

Com essa medida, os servidores terão a possibilidade de se ausentar do trabalho para assistir aos jogos. Essa flexibilização já é uma prática tradicionalmente adotada na Copa do Mundo masculina de futebol. Segundo a portaria, nos dias de jogos que começarem até 7h30, o expediente iniciará às 11h. Já nos dias de jogos iniciados às 8h, o expediente terá início ao meio-dia. O documento também prevê a compensação das horas não trabalhadas até o dia 29 de dezembro.

A decisão de autorizar o ponto facultativo foi feita após um pedido da ministra do Esporte, Ana Moser, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante um treino da Seleção no Estádio Nacional Mané Garricha, em Brasília, há cerca de duas semanas. A previsão é que a portaria seja publicada na próxima terça-feira (18), no Diário Oficial da União, de acordo com informações fornecidas pelo Ministério do Esporte à Agência Brasil.

A Copa do Mundo Feminina terá sua estreia do Brasil no dia 24 de julho, contra o Panamá, às 8 horas (horário de Brasília), no Hindmarsh Stadium, em Adelaide. O segundo jogo será contra a França, no dia 29 de julho, às 7 horas, no Sidney Football Stadium, em Sidney. Na última rodada da primeira fase, o Brasil enfrentará a Jamaica, no dia 2 de agosto, às 7 horas, no Melbourne Rectangular Stadium, em Melbourne.

Além de apoiar as jogadoras brasileiras durante o torneio em busca de um título inédito, a ministra Ana Moser viajará para a Oceania na próxima semana para articular reuniões visando a apresentação da candidatura brasileira para sediar o próximo Mundial feminino em 2027. A decisão será feita pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) no próximo ano.

Leia também