A polícia civil realizou nesta quarta-feira (19), a operação Bet, uma ação voltada para investigar possíveis casos de manipulação de jogos de futebol. A operação abrangeu áreas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão relacionados a ex-jogadores, membros de comissão técnica e investidores suspeitos de envolvimento nessas atividades.
No bairro Mathias Velho, em Canoas, foram apreendidos documentos, notebooks e outros objetos. Ao todo, foram executados 11 mandados de busca e apreensão, além de nove mandados de busca de pessoas. As ações se estenderam por cidades da Região Metropolitana, Litoral e Interior.
Essa operação é parte de uma investigação em andamento há mais de um ano sobre quadrilhas que supostamente praticam esse tipo de crime. Os chamados "investidores" alugavam clubes que competem em campeonatos inferiores e supostamente subornavam jogadores para realizar ações específicas em casas de apostas, como derrotas por placares específicos e manipulação de gols. Algumas das equipes mencionadas no caso incluem o Sapucaiense, o Tamoio, o Santo ngelo, o Farroupilha de Pelotas e o Orleans-SC.