O badminton brasileiro se destacou nos Jogos Pan-Americanos de 2023, realizados em Santiago, Chile, com a contribuição significativa de atletas piauienses. A equipe do Piauí conquistou um total de três medalhas, com dois bronzes e uma prata.
O primeiro bronze foi conquistado pela dupla feminina formada pelas atletas Sânia Lima e Juliana Viana. Sânia Lima obteve uma segunda medalha de bronze nas duplas mistas, ao lado do atleta carioca Davi Luís. Uma medalha de prata veio da dupla masculina, composta por Fabrício Farias e Davi Luís.
Josiene Campelo, secretária dos Esportes do Estado, parabenizou os atletas do Piauí por suas conquistas nos Jogos Pan-Americanos. Ela destacou o compromisso do Governo do Estado em apoiar o desenvolvimento do badminton no estado, proporcionando oportunidades para que os atletas piauienses se destaquem em competições nacionais e internacionais.
O técnico da Seleção Brasileira de Badminton, Marco Vasconcelos, expressou sua satisfação com o desempenho dos atletas brasileiros na competição. Ele acredita que o Brasil está se aproximando cada vez mais do lugar mais alto do pódio nos Jogos Pan-Americanos.
Os Jogos Pan-Americanos de 2023 reúnem quase 7 mil atletas competindo em 39 modalidades. Além das medalhas, os resultados alcançados nesses jogos têm importância na busca por vagas nas Olimpíadas de Paris, em 2024. O evento esportivo começou em 20 de outubro e continuará até 5 de novembro.