A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou um vídeo especial em suas redes sociais para comemorar os 30 anos da conquista do tetracampeonato mundial pela Seleção Brasileira, celebrado nesta quarta-feira (17). As imagens, provenientes do acervo pessoal do lateral-direito Jorginho, mostram bastidores inéditos da campanha vitoriosa na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos.
O vídeo começa com um discurso do zagueiro Ricardo Rocha no ônibus da delegação, destacando a importância da união entre os 23 jogadores e a comissão técnica. "Lembrem sempre que os momentos difíceis foram superados com a união de nós todos que estamos aqui. Vamos lá, moçada!", disse Ricardo em 13 de julho de 1994, antes da semifinal contra a Suécia, que o Brasil venceu por 1 a 0, com gol de Romário.
Destacando a harmonia e o entrosamento fora dos gramados, o vídeo enfatiza que a conquista do título não se deu apenas dentro de campo. A mensagem reforçada é: "Não se ganha Copa só dentro do campo. Há 30 anos vocês são eternos. Valeu, moçada".
O conteúdo inclui imagens de treinamentos, momentos de descontração, aquecimento e preleções antes dos jogos. Um dos momentos especiais é a fala de Zagallo após a vitória por 3 a 2 sobre a Holanda, nas quartas de final, em 9 de julho. Na ocasião, Zagallo profetizou: "depois dessa grande vitória, tenho certeza absoluta que o Tetra virá". O jogo foi marcado pelo gol decisivo de Branco e a esquiva de Romário, que se afastou da bola para evitar ser atingido.
Entre as imagens mais emocionantes estão as comemorações dos jogadores no vestiário do Estádio Rose Bowl, em Pasadena, Califórnia, palco da final contra a Itália, e a recepção calorosa da torcida brasileira no retorno dos tetracampeões ao Brasil.
O vídeo encerra com um discurso do treinador Carlos Alberto Parreira, expressando seu carinho pela equipe: "Amigos para sempre, depois dessa grande conquista, que, sem dúvida alguma, vai marcar a nossa vida. Do fundo do coração, vocês terão aqui um amigo para sempre mesmo".