As atletas de karatê do Piauí, Ana Laura Lopes e Amanda Raquel Pereira, participaram no último fim de semana, no Rio de Janeiro/RJ, da seletiva nacional para integrar a seleção brasileira que disputará o Campeonato Panamericano. Ambas têm o apoio do programa Piauí no Pódio, da Secretaria dos Esportes (Secepi).
Amanda Raquel competiu na categoria kumitê sub14 (-42kg) e alcançou a terceira colocação, ficando como segunda reserva da seleção brasileira. Ana Laura competiu na categoria kumitê cadete (-54kg). O Panamericano será realizado de 26 de agosto a 1º de setembro, em São Bernardo do Campo, São Paulo.
Na mesma competição, Ana Laura ganhou a vaga para disputar as etapas do Circuito Mundial de Karatê nas categorias de base (Youth League). A primeira etapa será em Cancún, México, em agosto, e a segunda em Veneza, Itália, em dezembro.
Ainda este ano, as atletas participam da final do Campeonato Brasileiro de Karatê, em novembro, e de etapas do Circuito Nacional, em Teresina, além de competições em Fortaleza/CE e São Luís/MA. No calendário estadual, o karatê participa das etapas e da final do Campeonato Estadual, em novembro.
A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, celebrou o avanço no esporte piauiense. “Estamos orgulhosos das nossas atletas Ana Laura e Amanda, que representaram o Piauí com excelência na seletiva nacional de karatê. O apoio do programa Piauí no Pódio tem sido fundamental para esses resultados e continuaremos incentivando e investindo no esporte para que nossos atletas possam alcançar voos cada vez mais altos”, afirmou.
O técnico João Soares ressaltou o ano repleto de competições. “Vamos em busca de levar o nome do Piauí cada vez mais longe. O apoio do Governo do Estado, por meio da Secepi, possibilita aos nossos atletas participarem desses campeonatos de alto rendimento, onde eles podem evoluir a cada participação, elevando o nível do karatê no nosso estado”, disse.
Amanda Raquel, que participou pela segunda vez das seletivas para a seleção brasileira de karatê, destacou a evolução. “É a minha segunda seletiva. Não consegui o primeiro lugar, mas fiquei em terceiro. Gostei muito da experiência porque evoluí muito em comparação com a seletiva passada. Aprendi novos golpes e defesas”, comentou.
Ana Laura Lopes, titular na seleção brasileira no Campeonato Sul-americano, falou sobre o resultado. “Não foi o resultado esperado, mas estou classificada para representar o Brasil em duas etapas da Liga Mundial. Tive uma evolução e agora vou focar o trabalho nas etapas da liga e no final do campeonato brasileiro”, concluiu.