O canoísta de velocidade Isaquias Queiroz e a jogadora de rugby Raquel Kochhan foram escolhidos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) como porta-bandeiras da delegação nacional na cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris, na sexta-feira (26), com início às 14h30 (horário de Brasília).
Isaquias Queiroz, nascido em Ubaitaba (BA), é o único brasileiro que subiu ao pódio três vezes em uma mesma edição dos Jogos Olímpicos, conquistando um ouro e duas pratas em Tóquio, além de uma prata e um bronze no Rio 2016. "Fico muito feliz de poder representar minha Bahia, meu Nordeste, o Brasil inteiro. Vai ser uma cerimônia incrível. Principalmente por poder representar minha modalidade, ainda tímida no Brasil", disse Isaquias.
Raquel Kochhan, natural de Saudades (SC), é uma das líderes da seleção feminina de rugby, conhecida como Yaras. Ela participou das Olimpíadas do Rio 2016 e Tóquio 2020, onde descobriu um câncer de mama. Após enfrentar uma mastectomia e seis sessões de quimioterapia, Raquel retornou às competições e está pronta para disputar sua terceira olimpíada. “Ser atleta olímpico é difícil. Essa sensação de estar na frente, levando a bandeira para o mundo inteiro ver numa cerimônia de abertura é algo que não consigo explicar em palavras. A minha ficha ainda não caiu, acho que só quando eu estiver lá para saber o que vou sentir", declarou Raquel ao COB.
Agenda Paris 2024
Rugby
- Yaras estreiam no próximo domingo (28), ao meio-dia, contra a anfitriã França, pelo Grupo C. Às 15h, encaram os Estados Unidos. O Brasil encerra a fase de grupos às 10h de segunda (29) contra o Japão.
Canoagem de velocidade
- Datas: 06 a 10 de agosto
- Atletas: Isaquias Queiroz, Mateus Nunes, Jacky Goldmann, Vagner Souta, Valdenice Conceição e Ana Paula Vergutz.