O Brasil já assegurou medalhas de ouro e prata nas duplas mistas do Pan-Americano de Tênis de Mesa, que acontece em El Salvador. A final, marcada para esta quarta-feira (16) às 22h30 (horário de Brasília), reunirá dois duos brasileiros: Hugo Calderano e Bruna Takahashi contra Guilherme Teodoro e Giulia Takahashi. Ambos os times avançaram após vencerem suas semifinais na noite de terça-feira (15) em San Salvador.
Na semifinal, Calderano e Bruna, que competem juntos pela primeira vez, mostraram seu entrosamento ao derrotar os norte-americanos Jishan Liang e Amy Wang, que eram a sexta dupla cabeça de chave, em apenas 17 minutos, com um placar convincente de 3 sets a 0 (11/7, 11/6 e 11/3).
Por sua vez, Guilherme e Giulia enfrentaram os chilenos Nicolas Burgos e Paulina Veja, terceira melhor dupla do torneio. Após uma disputa acirrada, os brasileiros conseguiram a vitória por 3 sets a 2, com parciais de 11/7, 11/4, 7/11, 9/11 e 11/8.
Além da final de duplas mistas, a programação do dia inclui as semifinais de duplas masculinas, onde Guilherme Teodoro se junta a Vitor Ishiy para enfrentar os argentinos Horácio Cifuentes e Santiago Lorenzo, às 19h30. Em seguida, às 20h10, será a vez das duplas femininas, com Giulia e Laura Watanabe, cabeças de chave número 1, enfrentando as mexicanas Cilo Barcenas e Arantxa Cossio Aceves, que são a terceira cabeça de chave.
No torneio individual, Guilherme Teodoro e Hugo Calderano competem nas chaves de simples, assim como os demais integrantes da equipe masculina, Leonardo Iizuka e Vitor Ishiy. No feminino, Bruna e Giorgia Takahashi, além de Laura Watanabe, avançaram às quartas de final, com partidas em andamento nesta tarde. A competição do Pan-Americano se estende até domingo (20) e é a principal disputa continental da temporada 2024, com transmissão ao vivo pelo canal da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).