Brasil vence os EUA fora de casa pela primeira vez no futebol feminino

A vitória saiu no segundo amistoso entre as equipes nesta Data FIFA

A Seleção Brasileira feminina de futebol conquistou uma vitória histórica na madrugada desta quarta-feira (9) ao derrotar os Estados Unidos por 2 a 1, em amistoso realizado no PayPal Park, em San José, Califórnia. Foi a primeira vez que o Brasil venceu as norte-americanas em solo estadunidense, um feito inédito em 44 confrontos entre as seleções.

Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Kerolin comemora gol contra os Estados Unidos

O resultado quebra um jejum que durava desde 2014, quando o Brasil venceu os EUA por 3 a 2 em Brasília. Até então, os duelos entre as duas seleções eram amplamente favorávéis às americanas, com 34 vitórias, cinco empates e, agora, cinco vitórias para as brasileiras.

Como foi o jogo

A partida começou com um susto para a equipe brasileira: com apenas 40 segundos de jogo, Macário aproveitou uma falha coletiva da defesa canarinho para abrir o placar. A seleção dos Estados Unidos ainda teve chances de ampliar nos minutos seguintes, mas o Brasil soube reagir.

Aos poucos, o time comandado por Arthur Elias encontrou seu ritmo, com destaque para a atuação de Gio Queiroz, do Atlético de Madrid, que puxava jogadas pela esquerda com velocidade. Foi dela a assistência para o gol de empate, marcado por Kerolin. A camisa 10 recebeu livre na área e finalizou com categoria, no ângulo, sem chances para a goleira McGlynn.

No segundo tempo, a Seleção Brasileira voltou ainda mais ofensiva. Gio quase virou o jogo com um chute desviado que passou raspando a trave. O domínio brasileiro se intensificou conforme as americanas faziam substituições que enfraqueceram o time. O Brasil empilhou chances, mas Gabi Portilho e Luany desperdiçaram algumas oportunidades.

Já aos 49 minutos, em um contra-ataque veloz, Jheniffer encontrou Luany, que cruzou na medida para Amanda Gutierres empurrar para o gol e decretar a virada brasileira. As três jogadoras haviam saído do banco de reservas.

A vitória chega como um sinal positivo para o Brasil na preparação para a Copa América Feminina, que será disputada no Equador. O amistoso também foi o segundo confronto contra os EUA nesta Data FIFA — no primeiro, no domingo (7), as brasileiras foram derrotadas por 2 a 0 em Los Angeles.

Leia também