Piauí tem atleta entre os 10 melhores enxadristas do Brasil

Henrique Veloso conquista 7º lugar no ranking nacional e destaca apoio do Bolsa Atleta

 O enxadrista Henrique Veloso, natural da cidade de Pico, alcançou a impressionante 7ª posição no ranking nacional da categoria Sub-20 Absoluto, conforme divulgado pela plataforma Chess em abril. Com o título de Mestre Nacional (NM), Henrique é reconhecido por sua habilidade no xadrez, tendo um rating de 2215, que o coloca entre os melhores do Brasil. Este feito é um reflexo de sua dedicação e das competições em que participou ao longo do último ano.

Foto: Reprodução | Governo do Piauí
Henrique Veloso

Desde janeiro, Henrique tem se mantido entre os melhores enxadristas da sua categoria, e atribui parte de seu sucesso ao apoio do Bolsa Atleta, que tem sido fundamental para cobrir despesas com passagens, hospedagem e inscrições em torneios.

“No ano passado, consegui elevar 250 pontos em poucos meses com participações em vários campeonatos e consegui alcançar essas colocações. O apoio do Bolsa Atleta é muito importante, faz uma diferença absurda e ajuda com passagens, hospedagem, inscrições e preparação”, afirmou Henrique, ressaltando a importância desse suporte financeiro para sua carreira.

Além da preparação mental, Henrique enfatiza a relevância do treinamento físico para sua performance. “O treino físico é fundamental para a resistência. Para que eu possa aguentar alinhamentos durante quatro ou cinco horas em uma partida. E como são duas partidas por dia, na maioria dos torneios, então de 8h a 10h, dependendo da dificuldade das partidas”, explicou.

Essa abordagem equilibrada entre o físico e o mental é crucial para o sucesso em competições de alto nível, onde a concentração e a resistência são testadas. Recentemente, Henrique participou de quatro torneios em um único mês, conquistando o vice-campeonato teresinense e o segundo lugar no memorial Bob Fischer em João Pessoa. Ele também obteve o terceiro lugar no Aberto do Brasil, realizado em Santa Luzia do Maranhão.

A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, destacou que o Bolsa Atleta Piauí visa proporcionar condições adequadas para que atletas como Henrique possam competir e se destacar, com a expectativa de que ele continue subindo nos rankings nacionais.

Leia também