Os canoístas João Pedro e Maria Cunha (Bibi), da Escola Iporanga de Canoagem de José de Freitas-PI, se destacaram na Copa Brasil de Canoagem de Velocidade, encerrada no domingo (13) em Lagoa Santa (MG). João conquistou dois ouros nas provas de 500m e 1000m da categoria C1 Masculino Cadete, enquanto Maria levou para casa duas pratas nas mesmas distâncias, mas na categoria C1 Feminino Júnior.
Ambos os atletas receberam apoio do programa Bolsa Atleta Piauí, da Secretaria dos Esportes do Estado (Secepi), que é fundamental para o desenvolvimento de suas carreiras. Maria já conta com o benefício, enquanto João está selecionado para recebê-lo este ano.
Treinando com a seleção brasileira na cidade mineira, polo de alto rendimento da canoagem no Brasil, eles participaram de uma competição organizada pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), que reuniu atletas de diversos estados do país. João Pedro expressou sua gratidão pelo apoio e torcida que recebeu: “Encerro minha participação nesse campeonato nacional com duas medalhas de ouro. Quero agradecer a todos que torceram por mim” afirmou.
A secretária dos esportes, Josiene Campelo, destacou a importância dessas conquistas para o povo piauiense, afirmando que: “Eles são a prova viva de que quando o talento encontra apoio, o resultado aparece. Ver esses jovens chegando ao topo de disputas nacionais e internacionais é a maior recompensa. Seguiremos firmes investindo, acreditando e valorizando nossos atletas.”.
Edvan Lopes, presidente da Iporanga, manifestou alegria pelos resultados, ressaltando que o apoio recebido tem sido um incentivo para representar bem o estado. Ele mencionou a expectativa de levar mais atletas para o Campeonato Brasileiro, que ocorrerá em agosto. Na competição, a Escola Iporanga terminou na 16ª posição entre as 21 participantes, somando 36 pontos com as performances de seus atletas. O medalhista olímpico Isaquias Queiroz também competiu na copa, conquistando medalhas e expressando sua ambição por futuras competições, mirando os desafios de 2028.