Atacante do Gabão, Aaron Boupendza, morre após queda de prédio de 11 andares

Jogador de 28 anos estava no futebol chinês e foi artilheiro da liga turca em 2021

O mundo do futebol está de luto após a morte de Aaron Boupendza, atacante da seleção do Gabão, que faleceu na quarta-feira (16) após cair de um prédio de 11 andares. Com apenas 28 anos, Boupendza estava jogando pelo Zhejiang, na China, e era conhecido por seu talento e habilidade em campo. Em 2021, ele se destacou como artilheiro da liga turca, consolidando-se como um dos principais jogadores da sua geração.

Foto: Reprodução
Aaron Boupendza pela seleção do Gabão.

As circunstâncias que cercam a morte do jogador geraram especulações, mas as autoridades chinesas emitiram uma declaração esclarecendo que a queda foi acidental e que não houve envolvimento de atividades criminosas. O jornal Türkiye Today noticiou que a polícia local confirmou os detalhes, colocando um fim às especulações que surgiram após o trágico incidente.

Foto: Reprodução
Boupendza, pelo Cincinatti, em 2024.

O presidente gabonês, Brice Oligui Nguema, prestou homenagem a Boupendza logo após sua morte, expressando sua tristeza pelo falecimento do jogador. "Foi com grande tristeza que soube do trágico falecimento de Aaron Boupendza, um talentoso centroavante que trouxe honra ao futebol gabonês. Ofereço minhas sinceras condolências à família e aos entes queridos. Deus abençoe sua alma", afirmou o presidente, destacando a importância do atleta para o país.

Companheiro de seleção, o famoso atacante Pierre-Emerick Aubameyang também manifestou suas condolências através de suas redes sociais, escrevendo: "Estou sem palavras, descanse em paz, meu irmão."

Boupendza começou sua carreira em um centro de formação no Gabão e passou por clubes como Bordeaux, Hatayspor, Al-Arabi, Al Shabab, Cincinnati e Rapid București, até chegar ao Zhejiang. Em 2025, ele registrou quatro gols em seis partidas, mostrando que ainda tinha muito a oferecer ao esporte. Sua morte precoce deixa uma lacuna no futebol, tanto em seu país quanto nas ligas internacionais onde atuou.

Leia também