O superintendente da Defesa Civil, Marcos Rolf, informou que estão passando trotes para o número 199, da Defesa Civil, para fazer socorro e atendimento às famílias vítimas de alagamento ou desabamentos em Teresina.
A partir de agora, o número passará a ser monitorado por bina e os atendimentos da equipe da Defesa Civil serão acompanhados por agentes da Guarda Civil Municipal ou da Polícia Militar fazendo escolta.
A Defesa Civil monitora várias áreas de risco que foram mapeadas na cidade. Várias famílias foram retiradas dos locais por conta da situação de risco, principalmente de alagamento. As regiões mais afetadas são na Lagoas do Norte e na Curva São Paulo, além de desmoronamentos na Vila da Paz.
Nos bairros Boa Esperança, São Joaquim e Poti Velho várias famílias foram retiradas das casas. E tem doze bombas funcionando para retirar a agua das áreas alagadiças.
Cerca de 46 famílias já foram retiradas desses locais e a maioria encaminhada para casa de parentes, no programa Aluguel Solidário, da Prefeitura de Teresina.
Voltando a situação dos trotes, Marcos Rolf disse que crianças têm ligado para o 199, e, recentemente receberam ligações suspeitas altas horas da madrugada informando ocorrências em locais também suspeitos.
Ele disse que a equipe ficou temerosa em fazer o atendimento e ser sequestrada ou roubada, daí a escolta policial para esses atendimentos.