Os candidatos do Concurso Nacional Unificado (CNU) têm até as 23h59 desta terça-feira (5) para contestar a nota preliminar da avaliação de títulos, publicada na última segunda-feira (4). O recurso deve ser submetido exclusivamente pelo site do concurso, onde o candidato precisa acessar sua área restrita utilizando CPF e senha do portal gov.br e seguir para o menu "interposição de recursos".
A pontuação dos títulos, que pode compor até 10% da nota final, foi definida pela Fundação Cesgranrio, responsável pela organização do certame. Esse percentual varia de acordo com o grau acadêmico ou experiência profissional comprovada pelos candidatos, conforme especificado nos editais de cada um dos oito blocos temáticos do concurso. Entre os documentos aceitos estão diplomas de pós-graduação, mestrado e doutorado, e certificados de especialização, sendo que o máximo de pontos para a etapa é dez.
A entrega de títulos, apesar de opcional e de caráter classificatório, é crucial para a melhoria na posição final dos concorrentes. Os candidatos que não enviaram a documentação até o prazo de 11 de outubro receberam nota zero nessa etapa, mas continuam no concurso, concorrendo com as notas das fases anteriores, como provas objetivas e discursivas.
A lista com os resultados dos recursos será divulgada no próximo dia 19 de novembro, e o resultado final do concurso está previsto para 21 de novembro. Conhecido como “Enem dos Concursos,” o CNU reuniu quase um milhão de inscritos em 18 de agosto, que disputam 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos públicos federais.