O Governo do Piauí anunciou a abertura de um concurso público para a Procuradoria-Geral do Estado do Piauí (PGE-PI), oferecendo 10 vagas para o cargo de procurador, com um salário inicial de R$ 32.319,67. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (25), e as inscrições para os interessados começam às 10h desta sexta-feira (2), com término previsto para às 18h do dia 2 de junho.
Para se candidatar, os interessados devem possuir diploma de graduação em Direito, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), além de um documento de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Das 10 vagas disponíveis, seis são destinadas à ampla concorrência, uma para pessoas com deficiência (PCD) e outra para pessoas negras e/ou pardas (PNP). Além das vagas, haverá uma lista de 10 classificações, permitindo que candidatos classificados possam ser nomeados caso surjam novas vagas ou se algum aprovado desistir ou for exonerado.
A taxa de inscrição para o concurso é de R$ 250, e o processo de solicitação poderá ser feito online no site do Cebraspe entre as 10h do dia 2 de maio e as 18h do dia 2 de junho. Para aqueles que se enquadram nos critérios de isenção da taxa, as solicitações devem ser feitas até às 18h do dia 9 de maio, com o resultado das isenções sendo divulgado no dia 16 de maio.
As etapas do concurso incluem a aplicação da prova objetiva no dia 13 de julho, seguidas pelas provas subjetiva e prática no dia 17 de agosto. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 12 de setembro.