Caixa anuncia fim dos empréstimos consignados ao Auxilio Brasil

A instituição é responsável pela maioria das contratações de crédito da modalidade

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta sexta-feira (24) a suspensão definitiva dos empréstimos consignados ligados ao Auxílio Brasil, programa que voltou a se chamar Bolsa Família. A operação já estava suspensa desde o dia 12 de janeiro e agora deixa o portfólio de operações do banco de forma permanente.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Caixa Econômica Federal

Segundo a Caixa, “os estudos técnicos sobre o Consignado Auxílio foram concluídos e o banco decidiu retirar o produto de seu portfólio”.

O consignado foi bastante criticado por apontar o risco de endividamento ainda maior da população mais vulnerável. O Ministério Público (MP), junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), já havia pedido também a suspensão cautelar dos empréstimos à época da eleição do ano passado, alegando possível desvio de finalidade e uso eleitoral.

A Caixa havia suspendido as operações de crédito desde o dia 12 de janeiro, alegando que o Ministério do Desenvolvimento Social estava revisando o cadastro dos beneficiários do Auxílio Brasil. A instituição alegou ainda que os juros da modalidade eram altos, de acordo com a presidente do banco, Rita Serrano.

O governo federal havia modificado regras para a concessão do crédito, reduzindo a taxa de juros e o valor permitido de concessão. Mesmo com as mudanças, a Caixa diz que o banco não consegue arcar com a concessão de crédito. Outras 12 instituições trabalham a modalidade, mas a caixa foi responsável por 80% das concessões já aprovadas.

Veja instituições que operam a concessão do crédito consignado além da Caixa:

Para os contratos já realizados, no entanto, nada vai mudar. “O pagamento das prestações continua sendo realizado de forma automática, por meio do desconto no benefício, diretamente pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)”, destacou o banco em comunicado à imprensa.

Leia também