Metrô de Teresina será gratuito a partir de janeiro de 2025, anuncia governador

Medida beneficia 4 mil passageiros diários e fortalece a mobilidade urbana na capital

A partir de janeiro de 2025, o Metrô de Teresina será gratuito para todos os usuários, segundo anúncio feito nesta terça-feira (12) pelo governador Rafael Fonteles, durante a inauguração de uma nova estação no bairro Colorado, na zona sudeste da cidade. A iniciativa faz parte dos investimentos do Governo do Estado na mobilidade urbana e aguarda aprovação da Lei Orçamentária pela Assembleia Legislativa para entrar em vigor.

Foto: Reprodução/Governo do Piauí
Medida beneficia 4 mil passageiros diários e fortalece a mobilidade urbana na capital.

Para moradores como Júlio Silva, autônomo que usa o metrô diariamente, a tarifa zero representará uma economia significativa, permitindo que ele invista mais em seu pequeno negócio. “Com a economia que vou fazer, posso comprar mais mercadorias e, assim, melhorar minha renda”, afirmou Júlio, morador do bairro Renascença. O sistema atualmente cobra uma tarifa de R$ 1 e transporta cerca de 4 mil passageiros diariamente entre o Centro e a zona sudeste de Teresina.
Operado pela Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP), o metrô de Teresina percorre 13,5 km, com 13 estações, e funciona das 7h às 19h. Além da estação no bairro Colorado, o metrô está sendo reformado e modernizado, com a construção de uma nova estação no bairro Todos os Santos, a aquisição de três Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), além de melhorias na linha e nas estações já existentes.
O investimento total, de R$ 600 milhões, também abrange uma série de obras complementares para otimizar a infraestrutura da região. Entre elas, destacam-se a instalação de uma passarela na ponte sobre o Rio Poti, próxima à ponte Wall Ferraz, um rebaixamento na saída da avenida Higino Cunha, nas proximidades do Quartel da Polícia Militar, e a duplicação de parte da linha férrea.

Leia também