Ensino público do Piauí conquista 240 medalhas na 17° Olimpíada de matemática

O estado foi destaque e teve nove escolas premiadas pelo desempenho de seus alunos

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) divulgou na última terça-feira (20) a lista de premiados da sua 17ª edição, que reuniu 18,1 milhões de alunos dos ensinos Fundamental e Médio. O Piauí figurou como destaque e acumulou 240 medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas.

Foram duas medalhas de ouro, além de cinco professores e nove escolas premiadas.

Foto: Divulgação Seduc
O medalhista de ouro, Allyson de Sousa Almeida, estudante do 2º ano do ensino Médio do CETI Monsenhor Melo

Um dos medalhistas de ouro, Alysson de Sousa Almeida, é  estudante do 2º ano do ensino Médio do CETI Monsenhor Melo, no bairro São Cristovão, em Teresina. Além dele, a escola ainda teve uma medalha de prata, três de bronze e dez menções honrosas.

“Participar da Obmep foi bastante difícil. Eu já tinha participado da Olimpíada em 2018, quando ganhei a medalha de bronze e também em 2019. Cheguei em 2022 com uma tarefa muito difícil, que era conseguir me preparar e voltar a uma rotina diária de estudos. Nesse processo, a escola entrou com todo o suporte, toda a base e todo o preparo que eu poderia ter para a realizar essa prova”, disse Allyson.

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a iniciativa é a maior competição científica do país e alcançou 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 54 mil escolas nesta edição.

No total, foram distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata, 5.175 de bronze e 51.900 menções honrosas. Também foram premiados professores, escolas e Secretarias Municipais de Educação que se destacaram pelo desempenho dos alunos. As cerimônias de premiação da 17ª OBMEP acontecerão em data a ser definida pela organização.

Leia também