O professor Alexandro Marinho Oliveira foi exonerado do cargo de reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UDFPar) pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, em portaria publicada, nesta sexta-feira (27), no Diário Oficial da União.
A mesma portaria traz a nomeação do professor João Paulo Sales Macedo como novo reitor da instituição.
Alexandro Marinho assumiu a reitoria da universidade em 2019. Em dezembro de 2022 o professor foi acusado de estelionato. De acordo com o 12º Distrito Policial, em Teresina, o ex-reitor era proprietário de uma construtora que fechou contrato para a construção de um imóvel no valor estimado de R$ 600 mil em um condomínio da capital. Contudo, o imóvel não foi entregue.
Em nota, a Associação dos Docentes da UFPI (ADUFPI) comemorou a homologação da portaria e afirmou ter confiança no professor João Paulo para reconstruir a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UDFPar).
Confira a nota na íntegra:
Ontem, dia 26 de janeiro de 2023, quinta-feira, O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, Senador Camilo Sobreira de Santana, homologou a Portaria N°69/2023 na qual dispensa do cargo de Reitor Pro Tempore da Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar, o Professor Alexandro Marinho Oliveira e designa para o mesmo cargo, o Professor João Paulo Sales Macedo, membro da Diretoria da ADUFPI na Regional de Parnaíba.
Para a ADUFPI, este é um momento de grande exaltação uma vez que a homologação desta portaria significa a retirada de reitores Pro Tempore nomeados pelo ex-presidente alinhados a políticas de desmonte e mercantilização da educação pública.
Reiteramos nossa confiança na capacidade de liderança do Professor João Paulo que dignamente assume o cargo de reitor da UFDPar, e que agora deve iniciar o trabalho de reconstrução da Universidade Federal do Delta do Parnaíba por meio da luta sindical, da garantia e preservação dos direitos da categoria docente piauiense e parnaibana. Que possamos trabalhar em parceria para que juntos consigamos fortalecer a luta por uma educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva. Viva a democracia.