A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) anunciou, nesta terça-feira (14), os resultados da 2ª edição do Prêmio Alfa-10. A iniciativa tem como propósito homenagear escolas públicas estaduais e municipais do Piauí que se destacaram nos resultados de alfabetização, conforme avaliação do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi). O anúncio ocorreu durante o I Seminário Regional de Boas Práticas do Programa Piauiense de Educação na Idade Certa (PPAIC), realizado pela 18ª Gerência Regional de Educação (GRE).
O Prêmio Alfa-10 representa um reconhecimento às instituições que alcançaram os melhores índices de desempenho em alfabetização, medidos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí para a Alfabetização (Idepi-Alfa) do Saepi. Anualmente, 150 escolas podem ser premiadas, desde que atendam aos pré-requisitos estabelecidos.
Veja a lista das escolas vencedoras da 2ª Edição do Prêmio Alfa-10.
O I Seminário Regional de Boas Práticas do PPAIC, que ocorreu simultaneamente, teve como objetivo apresentar as boas práticas de alfabetização no estado. Com o tema "Avaliar para Ensinar", o evento contou com a participação do secretário da Educação, Washington Bandeira, que ressaltou a importância do investimento na educação das crianças como garantia de retorno em aprendizagem com qualidade, saúde, segurança e desenvolvimento social e econômico.
Bandeira destacou ainda o papel transformador do investimento em políticas públicas voltadas para a primeira infância, preparando e formando as crianças para construir um futuro com mais educação, saúde, assistência social e segurança de qualidade.
A primeira-dama e coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, também participou do evento, destacando as ações do programa para fortalecer a educação infantil no estado. Ela ressaltou a ampliação do programa para a capacitação de professores que atendem bebês e crianças de 0 a 3 anos, enfatizando a importância do encontro para fortalecer a educação infantil e garantir que as crianças aprendam a ler e escrever na idade certa.