Matrículas para a Rede Municipal de Ensino poderão ser feitas virtualmente

A partir desta segunda (15), as matrículas podem ser realizadas através de aplicativo ou site da SIGMA

A partir de segunda-feira (15), os responsáveis por estudantes na rede municipal de ensino de Teresina podem realizar as matrículas para o ano letivo de 2024 de maneira virtual. A Secretaria Municipal de Educação (Semec) oferece o procedimento por meio do Sistema de Gerenciamento de Matrícula (SIGMA) Online, disponível tanto via aplicativo quanto no site.

Foto: Reprodução
Matrículas pelo SIGMA iniciam a partir desta segunda-feira (15)

A Semec destaca que o município conta com 155 unidades de ensino, incluindo escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Procedimento pelo Aplicativo

O aplicativo está disponível para download na Play Store para sistemas Android e na App Store para iOS. A matrícula ocorre em duas etapas:

É necessário que os pais ou responsáveis estejam cadastrados no SIGMA, possuindo um usuário e senha para acessar o aplicativo. Caso ainda não tenham realizado o cadastro, podem selecionar "Primeiro Acesso", escolher o nível de participação (usuário para pais/responsáveis ou função administrativa para diretores e gestores) e preencher os dados pessoais necessários. A plataforma inclui a seção "Tutoriais", oferecendo orientações detalhadas sobre o cadastro e uso do sistema.

Unidades Escolares e Cronograma

Durante o processo de inscrição, o SIGMA indica para os pais ou responsáveis as unidades municipais mais próximas da residência do solicitante, junto com a quantidade de vagas disponíveis por série. A oferta para o ano letivo de 2024 contempla 23 mil vagas em todos os níveis de educação.

O cronograma estabelecido é o seguinte:

Com a abordagem virtual, a Semec busca proporcionar um processo eficiente e acessível para os pais e responsáveis dos estudantes da rede municipal de ensino.

Leia também