Professores da UFPI põem fim na greve e retomarão as atividades acadêmicas

A decisão seguiu o movimento nacional dos professores de diversas universidades do país, que decidiram pelo fim da greve no domingo (23)

Os professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) decidiram encerrar a greve após assembleias realizadas nos campi de Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus. A Associação de Docentes da UFPI (Adufpi) anunciou as datas de retorno das atividades para cada campus:

Foto: ADUFPI
UFPI decide pelo fim da greve 

Em Teresina e Picos, as atividades retornam a partir de 3 de julho. Já em Floriano e Bom Jesus, o retorno inicia no dia 1 de julho. 

A decisão segue o movimento nacional dos professores de diversas universidades federais que, no domingo (23), votaram pelo fim da greve iniciada em abril. A paralisação foi encerrada após a aprovação da proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), a greve será oficialmente finalizada até 3 de julho.

O comando nacional da greve (CNG) recomendou a saída coletiva da greve, com o acordo oficial sendo assinado junto ao Ministério da Gestão e Inovação nesta quarta-feira (26).

Escolástica Santos, presidente da Adufpi, destacou que, apesar de as negociações para um reajuste em 2024 não terem avançado, foi acordado um reajuste de 9% para 2025 e 3,5% para 2026. “Considerando que a proposta inicial era de 3,5% e 3,5%, conseguimos avançar no reajuste de 2026. Lembrando que nossa perda salarial chega a 40% e estávamos pedindo 21%. Mas foi o que conseguimos nesse movimento”, explicou.

Escolástica também mencionou avanços em outras áreas, como a revogação de algumas resoluções, recomposição do orçamento, carreira, inclusive para aposentados, com o reenquadramento na carreira e a entrada lateral. “A maioria da categoria entendeu que deveria retornar agora, pois a negociação já tinha chegado ao seu ponto máximo e se esgotado", afirmou.

Leia também