Lista de espera do Fies tem prazo prorrogado até o dia 19

Fundo oferece financiamento de até 100% disponível para quem deseja se graduar

O Ministério da Educação (MEC) anunciou a prorrogação do prazo final para a convocação das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o dia 19 de julho. A decisão, oficializada através de um edital, adia a pré-seleção dos candidatos que ficaram na lista de espera do programa

Foto: Reprodução/Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Fundo oferece financiamento de até 100% disponível para quem deseja se graduar.

As vagas remanescentes referem-se às oportunidades que não foram preenchidas durante as etapas regulares de seleção do Fies. São destinadas exclusivamente aos estudantes que estão matriculados no curso, turno e local de oferta em que se inscreveram. Para ser elegível, os alunos devem estar cursando atualmente ou ter completado o semestre com um aproveitamento de pelo menos 75% das disciplinas, caso o período já tenha terminado.
A prioridade na seleção da lista de espera é dada aos candidatos com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) dos programas sociais do governo federal.
O Fies concede financiamento de até 100% dos custos de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. Para se inscrever, os estudantes devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com uma média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Além disso, é necessário que o candidato possua renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários-mínimos.
O Fies é uma iniciativa fundamental para ampliar o acesso ao ensino superior no Brasil, permitindo que estudantes de baixa renda possam cursar graduação em instituições privadas. A prorrogação do prazo para a convocação da lista de espera oferece uma oportunidade adicional para que mais alunos possam se beneficiar do financiamento, garantindo a continuidade dos estudos e a realização de seus objetivos acadêmicos.
Os interessados devem ficar atentos ao novo prazo e garantir que todas as condições exigidas pelo programa sejam cumpridas para não perder a chance de obter o financiamento estudantil.

Leia também