Governo lança programa de bolsas e concurso unificado para valorizar professores

Medidas do MEC para atrair jovens à carreira docente incluem bolsa e nova seleção nacional


O governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), está preparando um conjunto de ações para promover a valorização dos professores da educação básica no Brasil. Em novembro, o ministro da Educação, Camilo Santana, deve anunciar oficialmente o Programa Pé-de-Meia para licenciaturas, que oferecerá bolsas de estudo a universitários interessados em seguir a carreira docente. A expectativa é que o novo programa traga apoio financeiro para os estudantes de licenciatura, além de contribuir para suprir a escassez de profissionais em algumas áreas do ensino.

Foto: Reprodução/Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Medidas do MEC para atrair jovens à carreira docente incluem bolsa e nova seleção nacional.

Além das bolsas, Santana informou que o governo implementará um concurso unificado para professores, semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), destinado a selecionar educadores para escolas de redes estaduais e municipais. O modelo será opcional para as redes de ensino que desejarem aderir e visa padronizar a contratação de profissionais da educação em todo o país. Santana destacou que a iniciativa é uma oportunidade para a sociedade reconhecer a importância dos professores e para elevar o prestígio da profissão.
Em um contexto de escassez orçamentária, o ministro garantiu que os investimentos na educação serão preservados, incluindo a expansão da escola de tempo integral e a ampliação dos institutos federais e novas universidades. Santana reforçou que essas prioridades não sofrerão cortes e que o Pé-de-Meia será uma importante adição às iniciativas que incentivam os jovens a ingressar na carreira docente. "Nenhum país se desenvolveu sem investir na educação", declarou o ministro, reforçando a importância de políticas de incentivo à formação de professores.
A valorização da carreira docente também será discutida na reunião dos ministros de Educação do G20, que acontece nesta quarta-feira (30) em Fortaleza, antes da Cúpula de Líderes do G20, marcada para novembro no Rio de Janeiro. Santana destacou a convergência dos países do G20 quanto à urgência de investir na educação, considerada essencial para o desenvolvimento social e econômico.

Leia também