Elon Musk restabele contas de jornalistas no Twitter

A suspensão das contas derivou de uma polêmica recente

O bilionário e mais novo dono do Twitter, Elon Musk, restabeleceu as contas de jornalistas, que haviam sido suspensas recentemente devido a uma polêmica envolvendo o próprio Elon. O bilionário não gostou das informações que os jornalistas trouxeram a público sobre seu avião particular. As contas foram restauradas depois de duras críticas à suposta censura imposta pelo dono da Tesla.

Foto: Reprodução/Instagram
As contas foram restauradas depois de duras críticas à suposta censura imposta pelo dono da Tesla

Na última sexta-feira (16), Musk recebeu críticas de funcionários do governo, organizações jornalísticas e grupos de defesa de várias partes do mundo. A reclamação é de que, com a medida, Elon está colocando em risco a liberdade de imprensa.

O episódio, que um conhecido pesquisador de segurança rotulou de “Massacre da noite de quinta-feira”, está sendo considerado pelos críticos como uma nova evidência de Musk, que se considera um “absolutista da liberdade de expressão”, está eliminando a fala e os usuários de quem ele pessoalmente não gosta.

As ações da Tesla, fabricante de carros elétricos liderada por Musk, caíram 4,7% na sexta-feira e registraram sua pior perda semanal desde março de 2020, com os investidores cada vez mais preocupados com sua distração e com a desaceleração da economia global.

Entenda as suspensões

As suspensões aconteceram por causa de um desentendimento sobre uma conta no Twitter chamada “ElonJet”, que rastreava o avião particular de Elon Musk usando informações disponíveis publicamente.

Na quarta-feira (14), o Twitter suspendeu este e outros usuários que rastreavam jatos particulares, apesar de o dono da rede social ter afirmado em outros momentos que não suspenderia o ElonJet em nome da liberdade de expressão.
Pouco depois, a empresa mudou sua política de privacidade para proibir o compartilhamento de “informações de localização ao vivo”.

Então, na noite de quinta-feira (15), vários profissionais, inclusive do New York Times, da CNN e do Washington Post, foram suspensos do Twitter sem aviso prévio.

Musk acusou os comunicadores de postarem sua localização em tempo real, que são “basicamente as coordenadas do assassinato” de sua família, segundo ele.

Leia também