Festival Filhas do Sol reúne nomes femininos da música teresinense

Para acompanhar a programação, basta acessar o site da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves

Ao todo, 14 atrações musicais femininas participaram na noite de ontem (11), do Festival Filhas do Sol, evento que teve como propósito comemorar o mês da mulher e claro, mostrar a força da mulher teresinense que atua no cenário musical. O festival aconteceu no Complexo Cultural Francisco das Chagas Júnior, e foi promovido pela Prefeitura Municipal Teresina, através da iniciativa da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, e ainda com apoio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Guarda Municipal e a Guarda Maria da Penha.

Foto: Divulgação
Festival Filhas do Sol reúne nomes femininos da música teresinense

Para Ênio Portela, presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, é fundamental que haja essa união dos órgãos públicos para que ocorram mais e mais intervenções que valorizem a mulher Teresina. Ainda de acordo com o gestor, a pasta da cultura vem fazendo a sua parte, sempre inserindo nomes femininos em suas atividades, bem como apoiando iniciativas que venham a engrandecer a mulher.

“Logo quando assumimos a pasta da cultura, fomos chamados pelo prefeito Dr. Pessoa, que nos orientou a trabalhar as políticas públicas culturais para as mulheres o ano inteiro, e é isso que a gente vem fazendo, e já estamos colhendo os resultados, pois já notamos a chegada de mais nomes femininos no cenário cultural local. O Festival Filhas do Sol é uma dessas intervenções, e claro, devido ao seu sucesso, fará parte do calendário cultural da nossa cidade”, disse Ênio Portela.

Para Écore Nascimento, vocalista de umas das atrações do festival, a gestão municipal acerta em promover um festival inédito tendo as mulheres como foco principal. A artista contou ainda que Teresina tem grandes nomes femininos atuando no mercado musical, cada uma delas com seu estilo, fazendo com que o público lote os eventos em que elas participam.

“Ganha nós mulheres artistas, ganham os teresinenses de uma forma geral, pois mostramos para o Brasil que a nossa cidade se importa de verdade com a mulher. Esse festival inédito vai sem sombra de dúvidas contribuir com o nosso fortalecimento e claro, com a realização de outros eventos que destaquem nós mulheres”, conta Écore Nascimento.

Empreendedorismo

Se no palco às mulheres encantavam o público com suas vozes e seus talentos, no outro lado do festival, várias mulheres aproveitam para comercializar seus produtos, levando renda para suas famílias. Um desses exemplos é a Maria Silva, que reside no bairro São João e que tem visto nos eventos realizados pela Prefeitura de Teresina, uma forma de conseguir uma renda extra para ajudar ela a manter as despesas da família.

“Nós mulheres empreendedoras também temos muito a comemorar, pois esses eventos têm ajudado muitas de nós mulheres a levar o pão para nossos filhos. Espero que o prefeito Dr. Pessoa continue investindo na cultura e no empreendedorismo, pois teremos a certeza de que poderemos dar uma vida melhor para as nossas famílias”, comentou Maria Silva.

Quem se apresentou?

Subiram ao palco o Corpo de Baile do Teatro do Boi, As Fulô do Sertão, Jamile Jah, Adê Porfírio. , Banda Acácias, Tânia Nery, Bia Magalhães, Irla Milena, Monise Borges, Aya’s e ainda o grupo Tudo Vira Samba.

Como ficar sabendo dos eventos?

Para acompanhar a programação de eventos realizados pela Prefeitura Municipal de Teresina, basta acessar o site da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, o cultura.pmt.pi.gov.br ou seguir a página cultura_the no Instagram.

Leia também