Distrital pede cancelamento de show de banda por suposta apologia ao nazismo

Segundo Fábio Félix (PSOL), banda 'Mayhem' tem 'histórico de cometimento de atos em defesa da ideologia nazista

O deputado distrital Fábio Félix (PSOL) pediu, nesta quinta-feira (16), o cancelamento do show da banda norueguesa de black metal "Mayhem", previsto para acontecer na próxima quarta-feira (22), no Distrito Federal. De acordo com o parlamentar, o grupo tem "histórico de cometimento de atos em defesa da ideologia nazista, por meio da utilização de trajes, letras e símbolos alusivos ao regime de extrema-direita".

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
Vocalista da banda Mayhem durante apresentação em 2008

O deputado acionou o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Polícia Civil para que as instituições "atuem de forma preventiva, proibindo a apresentação da Mayhem em Brasília'. "Nossa cidade não pode ser palco de novas demonstrações de intolerância de qualquer natureza", disse o deputado.

O parlamentar disse ainda que a banda já preferiu "falas de cunho racista e LGBTIfóbicas". O g1 entrou em contato com a casa de shoe Toinha Brasil, responsável por sediar a apresentação da banda em Brasília, mas não obteve retorno até a última atualização desta publicação.

Formada em 1984 pelo guitarrista Euronymous – pseudônimo de Øystein Aarseth, o baixista Necrobutcher e o baterista Manheim, a banda Mayhem já protagonizou diversas polêmicas. O grupo foi um dos integrantes do "Inner Circle" (Círculo Negro), que pregava, dentre seus ideais, ódio contra o cristianismo.

Leia também