Renata Maron, do Terraviva, é a Mais Admirada Jornalista do Agronegócio 2023

“Estar aqui passa um filme na minha cabeça. São 20 anos de trajetória, de jornalismo”

Em cerimônia realizada na última segunda-feira (26/6), em São Paulo, e transmitida ao vivo pelo YouTube, foram homenageados os jornalistas e publicações +Admirados da Imprensa do Agronegócio 2023. 

A eleição, promovida em dois turnos de votação por Jornalistas&Cia e Portal dos Jornalistas, reconheceu Renata Maron, âncora e editora-chefe do programa Bem da Terra, do canal Terraviva, como a Mais Admirada Jornalista da Imprensa do Agronegócio 2023.

Foto: Divulgação
Renata Maron

Visivelmente emocionada com a conquista, Renata destacou em seu discurso a importância do Agro e do jornalismo especializado no setor para a economia e a sociedade brasileira, e destacou a importância de sua família para
a conquista do prêmio, que neste ano contou com os patrocínios de Cargill, Syngenta e Yara, os apoios de CNH, Elanco, Fapesp, Mosaic Fertilizantes, colaboração de Press Manager, Lavoro e BRF, e apoio institucional de CNA/Senar e Rede Agrojor.

“Estar aqui passa um filme na minha cabeça. São 20 anos de trajetória, de jornalismo, e eu digo que o Agro deu tudo o que tenho na vida. Meu agradecimento especial é para uma pessoa que, tenho certeza, está aqui hoje me iluminando: meu pai, que perdi na pandemia de 2021, mas que, desde então, tenho certeza de que tem guiado os passos mais importantes da minha vida. Tam- bém agradeço a meu marido, Danilo, e a Manuela, minha filha de cinco anos. Antes de eu sair de casa hoje, ela passou por duas consultas médicas, e disse que só aceitava que eu saísse se che- gasse com o troféu e deixasse do lado da cama dela. Esse prêmio então é pra minha família. Mas também agradeço à direção do canal, que sempre me deu gratas e grandes oportunidades”.

Renata é a terceira profissional diferente a receber a homenagem nas três edições da premiação. Nos anos anteriores, foram eleitos os +Admirados Jornalistas do Ano Sidnei Maschio (2021), também do Terraviva, e Beatriz Gunther (2022), do Canal Rural.

“Posso assegurar que, em sua terceira edição, o Prêmio +Ad- mirados da Imprensa do Agro- negócio já pode ser considerado uma efeméride da agenda anual do setor, tal o entusiasmo e a intensidade dos colegas com Edu Ribeiro
a premiação, que este ano bateu todos os recordes de participação”, destacou Eduardo Ribeiro, diretor da Jornalistas Editora, na abertura da cerimônia, que foi novamente conduzida pelo editor da coluna J&Cia Agro Fernando Soares.

Eduardo aproveitou também seu discurso para elogiar o tra- balho da imprensa brasileira na intransigente defesa das liberda- des de imprensa e de expressão, no combate às fake news, e na busca de um Brasil mais justo e menos desigual: “Penso que, se em algum momento chegamos a esmorecer, diante de tudo o que vivemos e acompanhamos nos últimos anos, sobretudo a violência verbal e até mesmo física contra os profissionais, hoje voltamos novamente a respirar ares democráticos, ares que for- talecem o nosso bem maior, a democracia”.

Leia também