Os ovos de Páscoa já decoram as lojas e os supermercados: é chegada a hora de celebrar essa festa tão antiga. Simbolizada pelos ovos de chocolate e pelo coelho, a Páscoa representa o renascimento e o recomeço. Já a tradição de presentear com ovos de chocolate remonta a tempos antigos. Contudo, os ovos de chocolate vêm de uma época mais moderna.
Nos países ocidentais, esconder ovos de chocolate para que as crianças os encontrem virou uma brincadeira simbólica. Mas os ovos de chocolate estão longe de ser só para as crianças. Cada vez mais novos sabores e formatos invadem os mercados e confeitarias, a fim de satisfazer todos os gostos. Os ovos tradicionais, os de colher e os recheados ganharam um novo sabor que tem sido a tendência para 2024.
Trata-se do ovo de pistache. O sabor ganhou com tudo o gosto dos chocólatras, tornando-o uma das opções mais procuradas. A procura já vem desde 2023, mas essa oleaginosa fez tanto sucesso que seguiu sendo tendência para 2024. Esse sabor já era famoso também entre os fãs de sorvetes, com sua bonita coloração verde. Agora, recheia também os ovos de Páscoa de diversas marcas, confeiteiros e fabricantes artesanais.
O pistache possui um sabor bastante único, mas suas apresentações variam bastante: pode aparecer em formato de ganache, nos recheios dos ovos, ou com a noz triturada misturada ao chocolate. Vai bem tanto em chocolate tradicional como em chocolate branco. Contudo, é o brigadeiro de pistache que tem dominado a busca.
A procura pela oleaginosa mais que dobrou entre 2023 e 2024. Importada da região do Mediterrâneo, de onde é natural, viu em 2023 sua importação explodir, atingindo a marca de 608 toneladas trazidas ao Brasil, o que contabilizou quase U$$ 9 milhões, um marco para a história do produto, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior.
Uma vez que o clima do Brasil não é propício para seu cultivo, a importação é o único meio para se obter essa matéria-prima. Excelente para a saúde, o pistache é rico em betacaroteno e vitamina E, auxilia no controle do peso, por ser rico em fibras e gorduras saudáveis, além de conter quantidades expressivas de vitaminas do complexo B e de coenzima Q10.
Da mesma família botânica da manga e do caju, o pistache precisa de invernos muito frios e verões quentes e secos para se desenvolver bem. O aumento da demanda tem encarecido o produto, tornando-o uma das frutas mais caras do mercado. Porém, estudasse a produção da noz no Brasil, especificamente no Ceará. Conhecida como “ouro verde” e também como “nova nutell”, tem tudo para continuar ganhando o coração dos brasileiros.