Morre em Teresina a ex-primeira-dama Helena Medeiros

Ela estava internada há quase dois meses em hospital particular

Helena Conde Medeiros, que foi primeira-dama de Teresina e do Piauí, viúva do ex-prefeito e ex-governador José Raimundo Bona Medeiros, morreu na manhã desta quinta-feira. 

Ela estava internada havia quase dois meses em hospital particular, perdendo uma longa batalha contra o câncer.

Foto: Reprodução
Dona Helena com o marido, Bona Medeiros, já falecido

Formada em línguas neolatinas, foi professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Piauí. Era fluente em francês e sempre manteve uma absoluta discrição – um traço que a acompanhou quando o marido administrou Teresina em duas ocasiões, entre 1969 e 1970 e entre 1979 e 1982, e quando foi governador, entre 1986 e 1987.

Na condição de primeira-dama exerceu a direção dos serviços sociais do município e do Estado, mas fora da vida pública atuava em organizações dedicadas ao voluntariado e à caridade, como a Liga das Senhoras Católicas.

Deixa quatro filhos, Marcos Conde Medeiros, médico especializado em microcirurgia, Gustavo Conde Medeiros, engenheiro eletricista e atual prefeito da cidade de União, Fernando Conde Medeiros, que trabalha no Banco do Brasil, em Brasília, e Virgínia Conde Medeiros, cirurgiã-dentista.

Filha do desembargador Pedro Conde era neta do ex-governador Antonino Freire. Tinha três irmãs, Lúcia e Elvira, e um irmão, Hermínio, falecido muito jovem. Lúcia, a outra irmã, também já é falecida. Elvira Conde Medeiros, a mais nova dos irmãos, advogada e servidora pública aposentada, é a única que segue viva.

A família não divulgou ainda local de velório e sepultamento.

Leia também