Ana Maria Braga faz comentário transfóbico sobre personagem da novela Renascer

A apresentadora teria questionado o pronome da personagem

A apresentadora Ana Maria Braga está no centro de uma polêmica nas redes sociais na terça-feira (28) após um comentário considerado transfóbico no programa "Mais Você". Durante a repercussão do capítulo da novela "Renascer" exibido na segunda-feira (27), Ana Maria se referiu à personagem Buba, vivida pela atriz Gabriela Medeiros, usando o pronome masculino.

Foto: Reprodução
Gabriela Medeiros é uma atriz brasileira, trans, que ganhou destaque por interpretar a personagem Buba na novela das 9, Renascer. Além de atriz, Gabriela também é poeta, desenhista e tem a fotografia como hobby.

Na cena discutida, José Augusto (interpretado por Renan Monteiro) defende Buba para José Inocêncio (Marcos Palmeira), mencionando que Buba nasceu homem, mas sempre se identificou como mulher. Durante a conversa com Tati Machado no "Mais Você", Ana Maria Braga questionou o pronome adequado para a personagem. "O capítulo de ontem, nossa… Foi antológico. Aquela conversa do Augusto defendendo a Buba", começou Ana Maria. "A Buba ou o Buba?", perguntou.

Tati Machado prontamente corrigiu, afirmando: "A Buba. É a Buba mesmo. É uma mulher". Ana Maria continuou a discussão usando o termo "opção sexual", que é considerado incorreto ao se referir à sexualidade de uma pessoa. "Mas é maravilhoso. Acho que serve para todo mundo. A gente tem que respeitar a opção das pessoas, seja qual for. É dela, né?", disse a apresentadora.

O comentário gerou uma onda de críticas nas redes sociais, com internautas acusando Ana Maria Braga de transfobia. "2024 e a Ana Maria Braga falando de sexualidade como 'opção'. Poxa Ana, sexualidade e gênero nunca foi nem será sobre opção", lamentou um usuário. Outro comentou: "Ana Maria Braga é icônica, mas dá umas bolas foras totalmente indefensáveis".

Leia também