A apresentadora Ana Maria Braga está no centro de uma polêmica nas redes sociais na terça-feira (28) após um comentário considerado transfóbico no programa "Mais Você". Durante a repercussão do capítulo da novela "Renascer" exibido na segunda-feira (27), Ana Maria se referiu à personagem Buba, vivida pela atriz Gabriela Medeiros, usando o pronome masculino.
Na cena discutida, José Augusto (interpretado por Renan Monteiro) defende Buba para José Inocêncio (Marcos Palmeira), mencionando que Buba nasceu homem, mas sempre se identificou como mulher. Durante a conversa com Tati Machado no "Mais Você", Ana Maria Braga questionou o pronome adequado para a personagem. "O capítulo de ontem, nossa… Foi antológico. Aquela conversa do Augusto defendendo a Buba", começou Ana Maria. "A Buba ou o Buba?", perguntou.
Tati Machado prontamente corrigiu, afirmando: "A Buba. É a Buba mesmo. É uma mulher". Ana Maria continuou a discussão usando o termo "opção sexual", que é considerado incorreto ao se referir à sexualidade de uma pessoa. "Mas é maravilhoso. Acho que serve para todo mundo. A gente tem que respeitar a opção das pessoas, seja qual for. É dela, né?", disse a apresentadora.
O comentário gerou uma onda de críticas nas redes sociais, com internautas acusando Ana Maria Braga de transfobia. "2024 e a Ana Maria Braga falando de sexualidade como 'opção'. Poxa Ana, sexualidade e gênero nunca foi nem será sobre opção", lamentou um usuário. Outro comentou: "Ana Maria Braga é icônica, mas dá umas bolas foras totalmente indefensáveis".