Natalia Fabiana de Freitas Antonio, conhecida como Natalia Becker, proprietária da clínica onde o empresário Henrique Silva Chagas, de 27 anos, passou mal e posteriormente morreu após um peeling de fenol, forneceu detalhes sobre o ocorrido. Em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, Natalia revelou ter chamado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) após Henrique sofrer uma reação adversa durante o procedimento. "Todo mundo ficou desesperado. Foi bem difícil, foram cenas bem fortes para mim e me traumatizou completamente", relatou.
O procedimento complexo foi realizado sem acompanhamento devido e Nathália aprendeu a técnica em um curso online.
Henrique Silva Chagas faleceu após o procedimento estético, e a polícia concluiu que a morte foi causada por um choque anafilático devido a uma alergia a algum dos componentes usados. Na última quarta-feira (5), Natalia foi indiciada por homicídio doloso com dolo eventual.
Quando questionada sobre sua formação e sobre os produtos que utilizava, Natalia não respondeu diretamente, e tentou inclusive encerrar a entrevista após o assunto, no entanto, revelou ter aprendido a técnica do peeling de fenol através de um curso online, com uso de um PDF, com 43 páginas. O curso teria durado um mês.
A empresária e sua advogada chegaram a pedir que o programa da Rede Globo não exibisse o trecho acima, onde Natália é questionada sobre sua formação inexistente, porém, o Fantástico decidiu negar a solicitação e exibir o material por acreditar ser informação importante ao publico.
Imagens de segurança da clínica exibidas pelo Fantástico mostram o momento em que Henrique começou a passar mal. Marcelo, namorado de Henrique, aparece pedindo ajuda: "Ei, ele tá passando mal. Ajuda pelo amor de Deus, gente".
Nas horas seguintes ao procedimento, Henrique apresentou tremores e Marcelo notou a gravidade da situação. "(O coração) está parando, gente. Rick. Rick. Rick", gritou ele em desespero. Somente depois, Nathália aparece sugerindo, "quer que chame o resgate?".
A empresária disse ao Fantástico que praticava a técnica na clínica desde dezembro do último ano, sem intercorrências, no entanto, outra cliente da clínica também relatou problemas após um peeling de fenol realizado por Natalia. "Eu me iludi porque ela falou que em 10 dias estaria ótima a minha pele. Eu fiquei cinco meses com a pele vermelha. Minha pele começou a ficar com pus e sangrava toda noite", disse ao Fantástico.
A Associação Nacional dos Esteticistas e Cosmetólogos criticou duramente a prática de Natalia, descrevendo-a como "uma pessoa leiga atuando com estética". A organização destacou uma série de erros e enfatizou a busca pela criminalização de práticas estéticas inadequadas.
O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo afirma que o peeling de fenol deve ser realizado apenas por médicos devido aos riscos de cardiotoxicidade, hepatotoxicidade e nefrotoxicidade. "Somente o médico, em um ambiente adequado ou em clínica autorizada, pode fazer esse procedimento", destacou a entidade.