Chico Mendes ganhará cinebiografia e documentário sobre sua vida e legado

Produções estreiam na COP30 e prometem ser as primeiras totalmente sustentáveis do Brasil

Um documentário e uma cinebiografia sobre o ambientalista brasileiro Chico Mendes estão em desenvolvimento, conforme anunciado por Joanna Henning, CEO do Estúdio Escarlate, à Variety. O documentário está previsto para estrear em novembro de 2025, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, no Pará.

Foto: Reprodução/Divulgação
Chico Mendes ganhará cinebiografia e documentário sobre sua vida e legado.

A cinebiografia, por sua vez, será filmada em 2026 e lançada em 2027, com o ator Jorge Paz, conhecido por suas atuações em “Marighella” e “O Sequestro do Voo 375”, interpretando Mendes. Ambas as produções serão as primeiras totalmente sustentáveis do Brasil, com direção de Sergio Carvalho (“O Olhar Que Vem de Dentro” e “Noite Alienígenas”) e Sergio Machado (“Cidade Baixa” e “O Rio de Desejo”).
Chico Mendes, nascido Francisco Alves Mendes Filho em 1944 em Xapuri, no Acre, foi um seringueiro, sindicalista e ativista ambiental, amplamente reconhecido por sua luta em defesa da Amazônia e dos direitos dos povos da floresta. Desde criança, ele acompanhou o pai na atividade extrativista do látex e dedicou sua vida à preservação da Floresta Amazônica e à melhoria das condições de vida dos seringueiros, sendo um dos fundadores do Conselho Nacional dos Seringueiros. Mendes também foi um defensor da criação das Reservas Extrativistas, áreas protegidas que permitem às comunidades locais viver e trabalhar de forma sustentável.
Infelizmente, Mendes foi assassinado em 1988, e o Brasil o incluiu na Lista de Heróis da Pátria Brasileira, além de tê-lo declarado Patrono do Meio Ambiente Brasileiro em reconhecimento à sua luta pela vida na floresta e pela preservação da Amazônia. As produções prometem trazer à luz sua história e legado, inspirando novas gerações a continuarem sua luta pela preservação ambiental.

Leia também