Como o inglês pode ajudá-lo a expandir seu negócio internacionalmente

O inglês atua literalmente como a porta de entrada para os mercados globais

Com a globalização, expandir a área de atuação a nível mundial se tornou o objetivo de muitas empresas. Porém, para alcançar esse mercado global, o domínio na língua inglesa é fundamental, uma vez que é o idioma oficial no mundo dos negócios.

Foto: Reprodução/Freepik/Imagem Ilustrativa

Então, para te ajudar a entender mais sobre o assunto, preparamos um conteúdo completo sobre como o inglês pode ajudá-lo a expandir seu negócio internacionalmente.

Quer saber como o inglês pode ajudá-lo a expandir seu negócio internacionalmente? É só acompanhar até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você!

Porta de entrada para mercados globais

A primeira forma como o inglês pode ajudá-lo a expandir seu negócio internacionalmente é porque ele atua literalmente como a porta de entrada para os mercados globais. Isso acontece porque, como já mencionamos, o inglês é o idioma oficial no mundo dos negócios.

Ou seja, isso significa que, independente do local onde você quer instalar a sua empresa no exterior, vai conseguir fazer isso se falar inglês. Então, vai ser muito mais fácil conseguir encontrar fornecedores, negociar com clientes e até mesmo encontrar a melhor forma de implantar a sua empresa nesse novo mercado.

Além disso, muitas plataformas necessárias para o funcionamento de uma empresa, como sistema de relacionamento com o cliente, controle de estoque e logística são mais completos no idioma. Então, ter o domínio na língua também facilita muito na hora de planejar a implantação da sua empresa e a posterior administração da mesma.

Facilita a comunicação

Uma boa comunicação é essencial no mundo dos negócios, então a segunda forma como o inglês pode te ajudar a expandir o seu negócio internacionalmente é justamente por facilitar essa comunicação.

Imagine a situação complicada que seria você precisar de um determinado tipo de suprimento para a sua empresa e não conseguir se comunicar com os fornecedores? Bem complicado, não é mesmo?

Por outro lado, imagine fazer essa mesma negociação com o fornecedor com a ajuda de um intérprete. Pode até parecer uma boa ideia, mas usar um intérprete pode acabar deixando as negociações muito mais lentas, além de ter o risco de alguma coisa ser traduzida de forma errada.

Agora, imagine uma situação ainda pior: você não sabe inglês o suficiente para se comunicar com seus colaboradores, a um ponto em que eles não sabem o que precisa ser feito.

Isso pode afetar seriamente a produção da sua empresa e, consequentemente, um atraso na entrega para os clientes.

Ajuda a entender a documentação necessária

Expandir o seu negócio internacionalmente exige um bom tanto de documentação e envolve bastante burocracia. Então, a terceira forma como o inglês pode ajudá-lo a expandir seu negócio internacionalmente é por ajudar a entender toda a documentação necessária para fazer isso.

Caso contrário, você vai precisar depender de terceiros para traduzir esses documentos, o que pode aumentar os custos da implantação da sua empresa no exterior e também aumenta o risco de erros. Além disso, não é só durante a implantação da sua empresa no exterior que você irá se deparar com esses documentos, e sim no cotidiano da sua empresa.

Por isso, saber inglês proporciona a confiança de ler e interpretar diretamente os contratos e outros documentos cruciais, evitando surpresas e protegendo os interesses da sua empresa.

Auxilia o networking

A quarta forma como o inglês pode ajudá-lo a expandir seu negócio internacionalmente é por auxiliar no networking. Ou seja, saber o idioma permite que você participe de eventos e conferências relacionadas com a sua empresa, como uma forma de criar uma rede de contatos para a sua empresa.

Como você já deve saber, fazer esse networking é essencial para conseguir encontrar parceiros de negócio e até mesmo pessoas interessadas no que a sua empresa oferece. E para isso, um curso de conversação em inglês online pode ser exatamente o que você precisava para conseguir fazer o networking da sua empresa em eventos internacionais.

Aumenta o acesso à informação

Se a sua empresa já está em funcionamento a algum tempo, você provavelmente já sabe que para se manter competitivo, é preciso se manter atualizado nas tendências do mercado, não é mesmo? Então, a quinta forma como o inglês pode ajudá-lo a expandir seu negócio internacionalmente é por aumentar o acesso à informação.

Ou seja, com o idioma, vai ser muito mais fácil conferir artigos e pesquisas sobre inovações tecnológicas na área da sua empresa antes mesmo delas chegarem ao Brasil. Além disso, com o idioma você também consegue participar de congressos e eventos diversos onde essas novas tecnologias estão sendo apresentadas.

Por outro lado, o conhecimento no idioma também permite que você tenha acesso a cursos de especialização nas melhores instituições de ensino superior ao redor do mundo, como MIT, Harvard, Oxford e etc.

Melhora o atendimento ao cliente

A sexta e última forma como o inglês pode ajudá-lo a expandir seu negócio internacionalmente é por melhorar o atendimento ao cliente. Isso porque, mesmo que você já tenha feito todo o processo de abrir a sua empresa no exterior, ainda vai precisar vender os seus produtos ou fornecer um serviço, não é mesmo?

E para isso, você vai precisar atender os clientes e fornecer o suporte necessário, e nesse cenário, o inglês também é essencial.

Agora você já sabe como o inglês pode te ajudar a expandir seu negócio internacionalmente. Então que tal começar a aprender mais sobre o idioma para realizar seu sonho de expandir sua empresa para o mercado global?

Leia também