A conta oficial da Polícia Nacional da Venezuela no Instagram publicou uma ameaça contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na manhã desta quinta-feira (31). Na imagem, com a silhueta do líder brasileiro e a bandeira nacional ao fundo, estavam os dizeres “Ele que se meta com a Venezuela” e a expressão “se seca”, que sugere empobrecimento ou apodrecimento de alma. Brasil e Venezuela enfrentam tensões diplomáticas desde que Lula vetou a entrada do país no BRICS.
Na legenda da publicação, a corporação reforça o recado: “Nossa pátria é independente, livre e soberana. Não aceitaremos chantagens de ninguém. Não somos colônia de ninguém”.
Esse episódio tende a agravar uma tensão entre os países, que começou quando o Brasil se uniu a outras nações para não reconhecer a vitória de Maduro, em um contexto em que a oposição venezuelana denunciava suposta fraude nas eleições. Lula exigiu que Maduro apresentasse as atas do processo eleitoral, o que deixou o presidente venezuelano irritado.
O veto de Lula ao ingresso da Venezuela no BRICS, porém, parece ter causado o maior atrito entre os vizinhos sul-americanos. Após o veto, Maduro chamou de volta o embaixador venezuelano em Brasília. O parlamento da Venezuela também pretende votar uma proposta para declarar o chanceler Celso Amorim, assessor de assuntos internacionais de Lula, persona non grata no país.
Apesar do tom da publicação, os comentários não refletem apoio popular; a maioria é de brasileiros interessados em fazer piadas sobre a situação. Entre os poucos venezuelanos que expressaram opinião, a maioria discordou do posicionamento da Polícia Nacional.