O Dixtrava, um dos principais podcasts voltados para a comunidade LGBTQIAPN+ no Piauí, está prestes a dar um grande passo com o lançamento de sua quarta temporada, programado esta quinta-feira (13), as 21h. Esta nova fase traz formato em vídeo que será disponibilizado no YouTube, enriquecendo a experiência do público.
O projeto, que existe desde 2020 e já conta com 14 episódios distribuídos em três temporadas, teve seu novo formato possível graças ao apoio do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) 2024, viabilizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Piauí e o Governo do Estado, com patrocínio do Armazém Paraíba.
Criado por Marcos Antonio Anísio e Leandro Soares, o Dixtrava nasceu da necessidade de promover um espaço de diálogo sobre questões de gênero e sexualidade com um olhar regional. Marcos explica que o podcast surgiu como uma resposta à necessidade de ampliar as discussões sobre gênero e sexualidade na perspectiva de dois homens gays oriundos do interior do Piauí.
“O Dixtrava surgiu como uma resposta à necessidade de ampliar o diálogo sobre gênero e sexualidade a partir da perspectiva de dois homens gays oriundos do interior do Piauí e residentes na capital. Eu e meu amigo Leandro buscamos explorar o contexto e as especificidades dessas discussões sob um olhar regional, valorizando as vivências da população LGBTQIAPN+”, afirma o criador.
Nesta quarta temporada, o podcast se aprofunda ainda mais na história do movimento LGBTQIAPN+ no Piauí, ouvindo tanto vozes pioneiras que lutaram por direitos quanto as novas gerações que continuam a transformar o cenário atual. Com uma proposta de conversas abertas e informativas, o Dixtrava é um espaço que promove a educação e a resistência, contribuindo com a diversidade na sociedade.
O Dixtrava tem direção e fotografia por Fábio Cariolano, com roteiro assinado por Leandro Soares e Marcos Antonio Anísio, e produção da VR Produções. A equipe de produção é composta pelos cinegrafistas Lucas Machado, Ronny Marques e Filipe Ferreira, tendo edição e finalização feitas por Luiz Wagner Jr, responsáveis por garantir um olhar técnico refinado, tornando o conteúdo ainda mais acessível e dinâmico.
Os ouvintes e espectadores são convidados a embarcar pelas histórias do movimento LGBTQIAPN+ no estado, explorando desafios, conquistas e esperanças para o futuro.