Walter Salles diz que filmes legendados enfrentam desafios no mercado

Cineasta ressalta a importância da divulgação de “Ainda Estou Aqui” após vitória

O cineasta brasileiro Walter Salles, de 68 anos, voltou a comentar sobre o sucesso de seu filme “Ainda Estou Aqui”, que venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Em uma entrevista ao Deadline, Salles destacou o trabalho de divulgação do longa para a premiação e reconheceu os desafios enfrentados por filmes legendados no mercado internacional.

Foto: Reprodução
Walter Salles

"Nós vínhamos tentando há um bom tempo", afirmou o diretor, enfatizando a importância de convidar o público a assistir ao filme. Salles ressaltou que o mérito da vitória não pode ser reduzido apenas ao processo de divulgação. "A palavra ‘campanha’ nunca foi mencionada, ou era muito raramente… era mais sobre cinema e os filmes", afirmou.

Ele expressou sua estranheza em relação ao uso excessivo do termo "campanha" no contexto dos prêmios, argumentando que a discussão deveria se concentrar na qualidade do cinema em vez das estratégias promocionais. O diretor também elogiou a abordagem da Sony Classics, que distribuiu o filme nos Estados Unidos. “O que nos manteve em movimento foi o fato de que todos, começando pela Sony Classics nos Estados Unidos, entenderam que o filme tinha que falar por si”, destacou.

Salles explicou que, desde o início do lançamento nos mercados americano e europeu, não houve uma campanha tradicional; a estratégia consistiu em simplesmente lançar o filme em diferentes países e convidar as pessoas a assistirem.

Após a consagração de "Ainda Estou Aqui", Walter Salles não teve tempo para descansar. Atualmente, ele está envolvido na produção de um documentário sobre a vida do filósofo Sócrates. "Eu não parei de trabalhar desde Veneza. Espero que a minha família não troque a fechadura da porta”, brincou o cineasta, demonstrando sua paixão pelo trabalho e sua dedicação ao mundo do cinema.

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