A Paixão de Cristo de Floriano chega a sua 30ª edição em 2025 e esta longa e ascendente história se entrelaça com o próprio crescimento e desenvolvimento da cidade. Rede hoteleira, de alimentação, transporte e serviços são alguns dos segmentos econômicos que foram transformados ano após ano diante da grandeza do evento.
Fábio Nunes, gerente do Garoto Park Hotel, conta que, desde que a Paixão de Cristo começou a ganhar força em Floriano, o número de hóspedes aumentou bastante no período. “Pessoas de várias cidades vêm prestigiar o espetáculo e isso reflete diretamente na ocupação dos quartos, nos serviços do hotel e até nas contratações temporárias que fazemos. É uma época que aquece a economia local e valoriza nosso turismo cultural", revela.
Quem também vê seu negócio prosperar na Semana Santa é Nara Célia, proprietária do restaurante Bom Bocado. "Durante os dias da Paixão, a movimentação aqui é fora do normal. Muita gente sai do espetáculo e vem jantar, lanchar, tomar algo. É uma época que já deixamos tudo reforçado: mais pessoal, mais ingredientes e muita disposição. Esse evento traz retorno, aquece as vendas e ainda divulga nosso restaurante para quem vem de fora. É um ganho para toda a cidade", pontua.
A vendedora ambulante Hilda Maria também registra aumento de suas vendas nesse período e comemora o sucesso da Paixão da Cristo em Floriano. “Todo ano eu espero esse momento porque sei que vai ter movimento. Trago minha barraca com água, refrigerante, bolo, cachorro-quente e sempre vendo bem. É uma renda que ajuda muito aqui em casa, principalmente porque nessa época o dinheiro já começa a apertar. A encenação da Paixão é um evento que movimenta tudo, não só o coração da gente, mas também o bolso", brinca.
Cultura
Considerado um dos berços culturais do Piauí, a cidade de Floriano vê, sobretudo pela atuação do grupo Escândalo Legalizado de Teatro, sua veia artística se desenvolver e envolver dezenas de florianenses. São atores profissionais e amadores que se dedicam anualmente para fazer da encenação uma das maiores do país.
“Nosso coração pulsa diante da grandiosidade que conquistamos ao longo desses 30 anos. É uma vida inteira dedicada ao teatro, às artes cênicas e a levar a mensagem de amor e sacrifício de Jesus Cristo pela humanidade. Construímos o segundo maior teatro a céu aberto do Brasil especialmente para ser o palco da Paixão de Cristo, formamos atores, firmamos parcerias com toda uma rede pública e privada para tocar o coração de cada espectador e fazer desta experiência um momento único”, destaca o diretor do espetáculo César Crispim.
Edição 2025
Para essa edição histórica, o elenco convidado será composto por Humberto Martins como Pilatos, Duda Nagle no papel de Jesus, Isabela Garcia interpretando Maria, Claudia Ohana como Madalena, Vanessa Gerbelli como Herodias e Tarso Tapety como Herodes.
O espetáculo acontecerá nos dias 18 e 19 abril, com entrada gratuita, sempre a partir das 20h no Teatro Cidade Cenográfica. A Paixão de Cristo de Floriano 2025 conta com o apoio da Lei Rouanet, Governo Federal, Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Ferronorte, Via Bebidas, Eldorado Bebidas e Rede Clube.