Com intensa programação a Semana Estadual de Dança do Piauí inicia nesta terça

Evento em Teresina promove formação artística e espetáculos de 22 a 27 de abril

A Semana Estadual de Dança do Piauí (Seda), um dos maiores festivais de dança do estado, terá início nesta terça-feira (22) e se estenderá até o dia 27 de abril de 2025, em Teresina. A 8ª edição do evento contará com uma programação diversificada que incluirá atividades gratuitas e pagas, ocupando vários espaços culturais da capital piauiense. O festival visa promover formação artística, espetáculos e encontros transformadores entre artistas e a comunidade local.

Foto: Reprodução | Divulgação

Datan Izaká, diretor-geral e artístico do Seda, destacou a importância do evento, afirmando que "a Seda é mais do que um festival. É um movimento vivo, que pulsa nas ruas, nas escolas, nos palcos". Ele enfatizou o desejo de intensificar o diálogo entre a dança, os artistas e o público em 2025, prometendo que "Teresina vai dançar com a gente". Os locais que receberão as atividades incluem o Theatro 4 de Setembro, a Galeria Clube dos Diários, a Escola Estadual de Dança Lenir Argento e dez escolas públicas.

A programação do festival é repleta de oficinas, conversas e apresentações, com destaque para as oficinas de balé clássico, danças brasileiras e urbanas, que ocorrerão nos três primeiros dias do evento. Além disso, a Semana contará com a IV Mostra Danças Porvir, que apresentará espetáculos como "A Menina e o Boizinho" e "Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo". O artista Eloi Ariel, que participa pela quarta vez da Seda, ressaltou a relevância do festival para o fortalecimento da dança no Piauí, considerando-o uma ferramenta social que conecta e transforma realidades.

O Seda também conta com o apoio do Ministério da Cultura, do Governo Federal e do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, utilizando recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB/Piauí). Os interessados podem acompanhar a programação completa e atualizações através do Instagram: @seda.piaui.

Leia também