O túmulo do Papa Francisco foi aberto ao público neste domingo (27) na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, um dia após seu sepultamento. A cerimônia de enterro, realizada no sábado (26), reuniu líderes de governo e de Estado de vários países.
Francisco, que morreu recentemente decorrente de um acidente vascular cerebral (AVC), foi sepultado em um local de grande importância histórica para a Igreja Católica. A Basílica de Santa Maria Maior abriga os restos mortais de outros sete papas, sendo o último deles Clemente IX, em 1669. Personalidades como o arquiteto Gian Lorenzo Bernini, autor da famosa colunata da Praça de São Pedro, também estão enterradas no templo.
Durante seu pontificado, Francisco costumava rezar na basílica antes de partir e após retornar de suas viagens internacionais. Embora localizada em Roma, a Basílica de Santa Maria Maior é considerada parte do território do Vaticano.
A abertura do túmulo ao público marca o início das homenagens populares ao pontífice, cuja vida foi marcada pela simplicidade, pela defesa dos mais pobres e pelo diálogo inter-religioso.