O usuário de transporte público em Teresina amanheceu nesta quinta-feira (22), mais uma vez, sem acesso ao serviço. Motoristas e cobradores paralisaram as atividades para reivindicar o pagamento de salários atrasados e se reuniram na Praça da Bandeira em frente a sede da Prefeitura Municipal.
Na última segunda-feira (19) Representantes do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) se reuniram para tratar sobre a falta de repasse por parte da prefeitura. Na ocasião, os trabalhadores também reivindicaram, principalmente, o pagamento referente à segunda parcela do 13° salário.
Durante a reunião, a gestão municipal se comprometeu a repassar o valor de R$ 2,2 milhões para o pagamento da segunda parcela do 13° salário.
O pagamento referente ao 13° foi efetuado, mas, segundo o Sindicato, o salário, referente à quinzena, só poderá ser pago quando a prefeitura efetivar o repasse dos subsídios contratuais.
A paralisação de hoje iniciou por volta das 6h da manhã e deve durar algumas horas, ainda não se sabe se haverá novas paralisações nos próximos dias.
Veja a nota do SETUT
“O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) esclarece que realizou o pagamento da 2ª parcela do 13º salário aos trabalhadores do transporte público da capital nesta terça feira (20), mas que o adiantamento salarial só poderá ser pago quando a prefeitura efetivar o repasse dos subsídios contratuais.
O Setut reitera que a Prefeitura Municipal de Teresina não vem cumprido com sua parte do acordo, que seria repassar aos consórcios municipais o subsídio previsto e indispensável para o devido pagamento do setor. Embora o repasse tenha sido acordado entre a Prefeitura e o SETUT durante audiência no dia 26 de novembro no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o mesmo ainda não foi cumprido por parte da gestão municipal.”
Matérias relacionadas:
Setut busca repasse para pagar 2ª parcela do 13° dos motoristas e cobradores
Motoristas e cobradores se reúnem com Setut para tratar de pagamento