A Secretaria do Meio Ambiente do Piauí (Semar-PI) enviou, hoje (20), uma notificação ao Centro de Controle de Zoonoses de Teresina para pedir esclarecimentos sobre um cavalo que morreu enforcado enquanto agentes tentavam fazer a captura do animal.
O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, garante que tomará todas as medidas cabíveis. “Assim que tomamos conhecimento do vídeo, iniciamos o acompanhamento do caso e já notificamos o Centro de Zoonoses para apurar o que aconteceu. Nossa preocupação é com o bem-estar e proteção dos animais e do meio ambiente” frisa.
O Ministério Público informou nesta quinta-feira (19) que um procedimento já foi instaurado e foram oficiados o Centro de Zoonoses, a Secretaria do Meio Ambiente e o Conselho Regional de Medicina Veterinária para apoiar na demanda.
Centro de Zoonoses se posiciona
O Centro de Controle de Zoonoses divulgou uma nota ontem (19), sem muitas informações. O órgão afirmou que está apurando o crime, e que já teria ouvido os envolvidos.
Além disso, o centro estaria também procurando pelas pessoas que testemunharam o caso para prestarem mais informações.
Entenda o caso:
Imagens divulgadas pelas redes sociais mostram um cavalo doente sendo arrastado pela equipe do Centro de Zoonoses de Teresina.
O cavalo não resistiu e acabou indo a óbito. No início da gravação o animal deitado no chão fazia pequenos movimentos e parecia não ter condições de ficar de pé.
Matérias relacionadas:
Maus-tratos: cavalo morre enforcado durante captura pelo Centro de Zoonoses
Centro de Zoonoses diz que está apurando morte de cavalo; equipe foi ouvida
Ministério Público investiga morte de cavalo pelo Centro de Zoonoses em Teresina