Uma tentativa de fuga foi flagrada na Penitenciária Mista Juiz Ibiapina, em Parnaíba. Cinco detentos tentaram escalar o muro da unidade utilizando lençóis, as câmeras captaram o momento da ação e os detentos foram impedidos de fugir. A tentativa de fuga aconteceu na madrugada desta sexta-feira (20).
Em vídeo gravado pelas câmeras de segurança da unidade prisional, os presos saem da cela e tentam escalar uma coluna, depois utilizam os lençóis para improvisar um tipo de corda com a qual tentam chegar ao outro lado do muro.
Em nota, a gerência da penitenciária afirmou que a tentativa de fuga foi impedida pelos policiais penais e militares que estavam de plantão no momento e que a segurança do local foi reforçada após o ocorrido. Ao final do vídeo é possível ver os policiais impedindo a fuga dos detentos.
No comunicado, a gerência também admite a “superlotação do estabelecimento”, mas destaca que o problema será amenizado com a construção de uma nova unidade na região.
Veja a nota na íntegra:
A Gerência da Penitenciária Mista Juiz Ibiapina, em Parnaíba, informa que, na madrugada desta sexta-feira (20), 5 presos tentaram fugir. A tentativa foi abortada pelos policiais penais e militares que estavam de plantão no local. A Sejus reconhece a superlotação do estabelecimento, situação inerente a todo sistema prisional brasileiro, mas esclarece que já reforçou a segurança do local e uma nova unidade será construída na região Norte do Estado, em Buriti dos Lopes.
Confira o vídeo de tentativa de fuga: