Estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) fizeram uma homenagem à Janaína Bezerra, na tarde desta segunda-feira (30). A concentração foi na praça situada em frente à reitoria da instituição.
Com cartazes pedindo por justiça, velas, balões, roupas brancas e flores nas mãos os estudantes saíram em caminhada até o "Carretel", no Centro de Ciências da Educação (CCE), um espaço onde, geralmente, se reúnem os estudantes de Jornalismo, curso que Janaína estudava.
Durante o ato simbólico diversas homenagens foram prestadas a Janaína Bezerra que tinha na escrita da poesia uma de suas paixões. Velas foram acesas e colocadas no carretel em intenção a estudante.
Sobre a morte da estudante Janaína da Silva Bezerra, Karla disse que o ocorrido revela a insegurança a qual as mulheres são constantemente submetidas na sociedade.
“É um processo muito doloroso e de luto coletivo, estamos tentando de diversas formas enfrentar isso juntos, mas precisamos também ressaltar que isso revela o não se sentir seguro e ser uma mulher na universidade”, lamentou.
Por fim, Karla afirmou que para o futuro é preciso criar mais espaços para debater o feminicídio. “Nada vai preencher essa lacuna, mas vamos criar espaços de debate para que isso jamais se repita”, ressaltou.
Entenda o caso
Janaina foi encontrada morta na manhã desse sábado (28) na Universidade Federal do Piauí depois de uma calourada. A Polícia Civil do Piauí pediu a prisão preventiva do Thiago Mayson da Silva Barbosa pelos crimes de Feminicídio e Estupro contra a estudante de Jornalismo.
A causa da morte aponta para trauma raquimedular por ação contundente, ou seja, houve uma contusão na coluna vertebral a nível cervical, o que causou lesão da medula espinhal e a morte.
Segundo a legista, a ação contundente pode ter sido causada por pancada, torcendo a coluna vertebral ou traumatizando, ação das mãos no pescoço com intuito de matar ou fazer asfixia, queda, luta, dentre outras possibilidades que estão sendo analisadas junto às investigações do caso.